AirConnected será realizado com o principal objetivo de envolver a cadeia do transporte aéreo para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores
* Paula Faria e Ricardo Fenelon Jr.
O projeto chamado AirConnected surgiu ainda em 2021 quando a Necta e o Fenelon Advogados se juntaram não só para conectar pessoas do setor aéreo, mas também para promover debates de alto nível técnico sobre os impactos da pandemia causada pelo COVID-19 e as possíveis soluções de enfrentamento no mundo da aviação.
Em 2020, uma série de eventos online foram realizados. Só para se ter uma ordem de grandeza, em novembro daquele ano, o AirConnected DX contou com aproximadamente 100 palestrantes, 3 mil participantes e 16 mil acessos aos conteúdos. É possível que tenha sido naquele momento um dos maiores eventos online de aviação no mundo.
Finalmente, em 2021, com muita coragem, o AirConnected foi realizado de forma presencial, em São Paulo. O evento foi um sucesso, com todas as pessoas passando por um teste de COVID antes de acessarem o local das palestras e exposições. Depois de tanto tempo sem encontros presenciais, a felicidade de todos era evidente.
Além do contato pessoal, há tanto esperado, o nível das discussões também surpreendeu. O que não poderia ser diferente, considerando que estiverem presentes o Ministro da Infraestrutura, o Secretário Nacional de Aviação Civil, o Diretor-Presidente, os Diretores e Superintendentes da Agência Nacional de Aviação Civil, os CEOs das três principais companhias aéreas brasileiras, além de empreendedores e especialistas.
Agora, em 2022, será realizada a segunda edição do AirConnected em São Paulo, entre os dias 4 e 5 de outubro. As expectativas não poderiam ser melhores, considerando que o setor vive um momento completamente diferente. Há duas semanas, por exemplo, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou que o Brasil foi o único grande mercado a ter alta na demanda em julho, em comparação a 2019.
Novamente o AirConnected será realizado com o principal objetivo de envolver a cadeia do transporte aéreo para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores. Como sempre, a pluralidade de assuntos estará presente, com destaque para novas tecnologias e mobilidade aérea urbana, tema no qual o AirConnected é pioneiro.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal AirConnected