Evento Online – AirCOVID

CO-REALIZAÇÃO

O IMPACTO DA COVID-19 PARA O TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL

BLOCO #01 | MEDIDAS DO GOVERNO FEDERAL, DA ANAC E DO DECEA PARA MITIGAR E LIDAR COM OS IMPACTOS DA COVID-19 NO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO

Questões a serem abordadas:

– Qual a avaliação dos impactos no setor a curto, médio e longo prazo?
– O que já foi feito e o que mais poderá ser feito para minimizar esses impactos?
– Quais os efeitos gerados pela pandemia do ponto de vista do controle de tráfego aéreo?

Entrevistados:

Juliano Alcântara Noman, Diretor Presidente –  ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

 

Ronei Glanzmann, Secretário Nacional de Aviação Civil – SAC – Secretaria Nacional de Aviação Civil

 

 

Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo

 

 

John Rodgerson, CEO – Azul

 

 

Entrevistadores:

Paula Faria, CEO – Necta

 

 

Ricardo Fenelon, Sócio – Fenelon Advogados

 

 

Filipe Reis, Diretor de Aeroportos, Américas – IATA

BLOCO #02 | A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE DE CARGA NO CONTEXTO DA CRISE

Questões a serem abordadas:

– Uso de aeronaves de passageiros em operações de carga
– Aumento da demanda do e-commerce: expectativa pós-crise
– Mercado de cargas no Brasil durante a crise

Entrevistados:

Adalberto Febeliano, Vice-Presidente de Operações – Modern Logistics

 

 

Julio Perotti, Diretor Executivo – GOLLOG – GOL Linhas Aéreas S/A

 

 

Marcelo Mota, Diretor de Operações – Aeroporto de Viracopos

 

 

João Souza Dias Garcia, Superintendente de Padrões Operacionais – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

Entrevistadores:

Ricardo Fenelon, Sócio – Fenelon Advogados

 

 

Rui Aquino, Presidente – TWOFLEX  Aviação Inteligente

BLOCO #03 | COVID-19 E O IMPACTO NAS CONCESSÕES DE AEROPORTOS

Questões a serem abordadas:

– Qual o impacto da crise para os aeroportos?
– Como preservar os contratos vigentes? Reequilíbrio dos contratos é a solução?
– Como fica a cooperação com as companhias aéreas e demais clientes no atual momento?

Entrevistados:

Tiago Sousa Pereira, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

 

Gustavo Figueiredo, Presidente – GRU Airport

 

 

Tenente-Brigadeiro Paes de Barros, Presidente – Infraero

 

 

Jorge Arruda, CEO – Inframérica

 

 

Andreea Pal, CEO – Fraport Brasil

 

 

Entrevistadores:

Ricardo Fenelon, Sócio – Fenelon Advogados

 

 

Dyogo Oliveira, Presidente – ANEAA – Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos

BLOCO #04 | A COVID-19 PODE ALTERAR O CONTROLE SANITÁRIO DA MESMA FORMA QUE O 11 DE SETEMBRO ALTEROU OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA? COMO CRIAR UM PROTOCOLO CONHECIDO E CONSAGRADO PARA GARANTIR A SEGURANÇA E O RETORNO DOS PASSAGEIROS? QUAL IMPACTO NA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA?

Questões a serem abordadas:

– O que deve mudar no curto e longo prazo em relação ao controle sanitário nos aeroportos?
– Adaptações à infraestrutura aeroportuária serão necessárias em razão da pandemia?
– Como equilibrar eficiência e controle sanitário no processamento de passageiros e bagagem?

Entrevistados:

Rafael José Botelho Faria, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

 

Renato Alencar Porto, Advogado e ex-Diretor da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

 

 

Marcelo Bento Ribeiro, Diretor de Alianças e Relações Institucionais – Azul Linhas Aéreas

 

 

Thiago Nykiel, CEO – INFRAWAY Engenharia

 

 

Ana Cândida de Mello Carvalho, Sócia no BMA Advogados

 

 

Entrevistadores:

Ricardo Fenelon, Sócio – Fenelon Advogados

BLOCO #05 | O IMPACTO DA COVID-19 PARA A AVIAÇÃO EXECUTIVA

Questões a serem abordadas:

– Qual o impacto da COVID-19 para a aviação executiva e quais as oportunidades?
– Como ficam os contratos de financiamento de aeronaves executivas?
– Quais as perspectivas para o mercado de venda de aeronaves executivas?

Entrevistados:

Felipe Bonsenso, Sócio da CAL – Costa, Albino & Lasalvia Advogados e Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/SP

 

Paul Malicki, CEO – Flapper

 

 

Raul Marinho, Gerente Técnico da ABAG – Associação Brasileira da Aviação Geral

 

 

Fabio Rebello, Chief Commercial Officer da Synerjet Corp

 

 

Cmte. Francisco Lyra, CEO – C_FLY Aviation

 

Entrevistadores:

Ricardo Fenelon, Sócio – Fenelon Advogados

BLOCO #06 | COVID-19 E A JUDICIALIZAÇÃO NO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO. HÁ UMA EXPECTATIVA DE AUMENTO OU REDUÇÃO DOS CONFLITOS APÓS A PANDEMIA?

Questões a serem abordadas:

– A indústria da judicialização no setor aéreo
– Como reduzir a judicialização e manter os direitos do consumidor
– Prejuízos do setor com a judicialização e o reflexo no preço para o consumidor

Entrevistados:

Luciano Benetti Timm, Secretário Nacional do Consumidor – Ministério da Justiça e Segurança Pública

 

 

Ricardo Bernardi, Sócio – Bernardi e Schnapp Advogados

 

 

Dany Oliveira, Diretor Brasil – IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo

 

 

Eduardo Sanovicz, Presidente – Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas

 

 

Ricardo Catanant, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

 

Entrevistadores:

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

BLOCO #07 | DESAFIOS JURÍDICOS E REGULATÓRIOS NOS DIFERENTES SETORES DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES NO CONTEXTO DA COVID-19

Questões a serem abordadas:

– Qual a avaliação inicial dos impactos sob as diferentes perspectivas?
– Quais os desafios em relação aos processos de reequilíbrio econômico financeiro envolvendo as concessões?
– Qual o impacto da pandemia na jurisprudência administrativa das agências reguladoras?

Entrevistados:

Natália Resende, Consultora Jurídica – Ministério da Infraestrutura

 

 

Gustavo Albuquerque, Procurador-Geral da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

 

Natália Hallit Moyses, Procuradora-Geral da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários

 

Priscila Cunha do Nascimento, Procuradora-Geral da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres

 

 

Entrevistador:

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

BLOCO #08 | TECNOLOGIAS, TENDÊNCIAS E OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A RETOMADA: O NOVO NORMAL PARA O SETOR

Questões a serem abordadas:

– Novas tecnologias para fazer a triagem de passageiros no aeroporto
– Rastreamento de passageiros
– O novo normal para o transporte aéreo

Entrevistados:

Augusto de Macedo Santos, Head of Sales Americas – Collins Aerospace

 

 

Luiz Castanha, Diretor de Vendas Brasil – Sita

 

 

Rogério Coimbra, Diretor de Assuntos Corporativos – Inframerica

 

 

Rogério Andrade, CEO – Avantto

 

 

Entrevistadores:

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

BLOCO #09 | ECOSSISTEMA DO TRANSPORTE AÉREO: A INDÚSTRIA E A CRISE

Questões a serem abordadas:

– Demissões, redução de salários e de jornada: quais providências o mercado está tomando para lidar com a crise?
– Como convencer os passageiros de que voar é seguro e como equilibrar novas medidas e a eficiência do sistema?
– Qual é o futuro da aviação na América Latina?

Entrevistados:

Dr. John Watret, Worldwide Chancellor – Embry-Riddle Aeronautical University

 

 

Fabio Rabbani, Regional Director – International Civil Aviation Organization – South American Office

 

 

Dr. Rafael Echevarne, Director General – ACI-LAC Airports Council International, Latin America & Caribbean

 

 

Entrevistadores:

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

BLOCO #10 | O FUTURO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL

Questões a serem abordadas:

– A crise não acabou ainda, mas o pior já ficou para trás? Quais foram os principais aprendizados?
– Como devem ser os próximos anos da aviação no Brasil?
– Novas pandemias: precisamos estar prontos para lidar novamente com este desafio?

Entrevistados:

Dyogo Oliveira, Presidente – ANEAA – Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos

 

 

Juliano Alcântara Noman, Diretor Presidente –  ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

 

Paulo Kakinoff, CEO GOL Linhas Aéreas – GOL Linhas Aéreas Inteligentes

 

 

Marcelo Sampaio Cunha Filho, Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura

 

 

Entrevistadores:

Paula Faria, CEO – Necta

 

 

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

Adalberto Febeliano

Adalberto Febeliano

Adalberto Febeliano é engenheiro, pós graduado em administração pela FGV-SP e Mestre em Economia do Transporte Aéreo pelo ITA. Professor de Economia do Transporte Aéreo e de Planejamento do Transporte Aéreo no curso de aviação civil da Universidade Anhembi Morumbi por 7 anos, tem mais de 25 anos de experiência em aviação e transporte aéreo, tendo trabalhado em empresas como Mesbla Aviação, Líder Táxi Aéreo e GE Celma. Foi Diretor Executivo da ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas e atualmente é Vice-Presidente de Operações Aéreas da MODERN Logistics, da qual é um dos sócios fundadores. É Diretor Adjunto da Divisão de Logísitca e Transportes do Departamento de Infraestrutura da FIESP e Conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção Civil da mesma entidade.

Ana Cândida de Mello Carvalho

Ana Cândida de Mello Carvalho

Mestre em Direito do Estado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2011).
Especialização em Contratos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2004).
Graduação em Direito, Faculdade de Direito de Franca (2002).
Certificação CP³P – Ececution Level Certified Public-Private Partnership Professional, APMG Public-Private Partnerships Certification Program.
Ana Cândida é sócia da área de Infraestrutura, Regulação e Assuntos Governamentais. Sua experiência envolve uma variedade de temas de direito administrativo, como licitações e contratos administrativos, concessão de serviços públicos e parcerias público-privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista, improbidade administrativa, responsabilidade fiscal, investimento social corporativo, setores regulados, processos administrativos perante órgãos públicos e entidades de controle, especialmente Tribunais de Contas e Controladorias. Ela também participou de projetos relevantes de infraestrutura relacionados aos setores de aeroportos, portos, ferrovias e saneamento básico.

Andreea Pal

Andreea Pal

Desde outubro de 2017 Andreea Pal é a CEO da Fraport Brasil responsável pelos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre.
De 2010 a 2017 Sra. Pal foi Diretora Geral Adjunta, responsável pelas finanças e TI da Northern Capital Gateway, empresa que administra o Aeroporto de Pulkovo em São Petersburgo, Rússia.
A empresa concluiu com sucesso um programa de investimentos no valor de 1,2 bil EUR.
Como Diretora Administrativa da Dorsch Gruppe, uma das maiores consultoras de engenharia independentes alemãs, Andreea Pal foi responsável pelas divisões Água e Meio
Ambiente, Transporte e Infraestrutura, Aeroportos, Engenharia de Estruturas e Plantas Industriais, Sra. Pal adquiriu uma extensa experiência no desenvolvimento de infraestrutura como Vice-Presidente sênior da divisão de investimentos globais e na Gestão da Fraport AG entre 2001 e 2009. Ela era encarregada de administrar uma carteira de mais de vinte empresas com uma receita anual de 700 milhões EUR.
Ela integrava o conselho executivo de vários aeroportos da Europa, Ásia e América do Sul.
Anteriormente, Andrea Pal foi vice-presidente do Centro de Multi-Utilidades RWE AG em Essen, diretora de tecnologia da TESSAG em Frankfurt e chefe da Lahmeyer Energy Solutions em Frankfurt e responsável pelos investimentos em infraestrutura de energia
na Alemanha e na Europa.
Andrea Pal tem mestrado em engenharia de energia.

Augusto de Macedo Santos

Augusto de Macedo Santos

Executivo dinâmico e líder realizado, com mais de 20 anos de experiência em organizações críticas de negócios. Desenvolveu habilidades superiores de organização e liderança e se destacou na liderança e gerenciamento de equipes multinacionais para oferecer crescimento de vendas e executar negócios complexos, além de engajamento de clientes trabalhando em ambiente baseado em matriz. P&L e gerenciamento de equipe multifuncional. Sólidos negócios e perspicácia técnica.
MBA em Estratégia, Marketing e Finanças Corporativas, MS em Gerenciamento de Sistemas de Informação, BSEE em Eletrônica e Telecomunicações, fala inglês, espanhol e português, gerente de projetos certificado (PMP), Six Sigma Green Belt (SSGB da ASQ) e Proposal Management Professional (CF APMP).
Experiência nas indústrias de Tecnologia (TI, Telecom, Internet), Serviços e Viagem / Transporte.

Brigadeiro do ar Ary Rodrigues Bertolino

Brigadeiro do ar Ary Rodrigues Bertolino

Natural do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na FAB em fevereiro de 1983.Principais cargos: Chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); Aluno do Colégio Interamericano de Defesa em Washington DC; Chefe do Departamento de Efetividade Institucional do Colégio Interamericano de Defesa em Washington DC; Participação em 83 Reuniões Internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) representando o Brasil. Atualmente Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA.

Dany Oliveira

Dany Oliveira

Dany Oliveira é engenheiro industrial com 20 anos de experiência no setor aeroespacial e transporte aéreo tendo trabalhado no INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais como pesquisador júnior, EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica nas áreas de inteligência de mercado, planejamento e vendas, Delta Air Lines como gerente de estratégias e alianças para América Latina onde contribuiu com o sucesso da empresa na região via parcerias com GOL Linhas Aéreas e AeroMexico e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (quinto maior aeroporto do Brasil) sendo o responsável pelo desenvolvimento de negócios com empresas aéreas e atração de novos voos.

Atualmente é o Country Director da IATA – International Air Transport Association para o Brasil liderando as atividades da associação em todo o território nacional.

Possui MBA Executivo pela FGV – Fundação Getúlio Vargas além de diversos cursos de especialização em transporte aéreo e gestão de empresas aéreas pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, IMD Business School, Cranfield University e IATA.

 

Dyogo Oliveira

Dyogo Oliveira

Dyogo Henrique de Oliveira é economista, mestre pela Universidade de Brasília – UNB. Foi Presidente do BNDES e Ministro do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Dyogo Henrique é natural da cidade de Araguaína/Tocantins. É servidor público federal desde 1998, com atuação também no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, no Ministério da Fazenda, tendo ocupado posições do alto escalão.
Foi secretário-adjunto de Política Econômica e, Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento.
Foi um dos responsáveis pela criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Minha Casa, Minha Vida, da tributação de lucro de empresas no exterior, do Cadastro Positivo, das Debêntures de Infraestrutura e vários programas e políticas públicas.
Foi responsável pela liberação de saques do FGTS e do PIS/PASEP. Também é um dos responsáveis pela privatização do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) e pela formulação da Emenda Constitucional nº 95, que institui o Novo Regime Fiscal e limita o teto de gastos da União.
Economista de formação, é também especialista em Comércio Exterior, Negociações Internacionais e Câmbio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Tem também atuações como conselheiro do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e como presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste, presidente do Conselho da Cobra Tecnologia e Presidente do Conselho de administração do IRR.
Atualmente preside a Associação Nacional da Administradoras de Aeroportos – ANEAA

Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, é graduado em história, doutor em Ciências da Comunicação e Professor Doutor do curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, vice-presidente da International Congress & Convention Association, presidente da Embratur; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos.

Felipe Bonsenso

Felipe Bonsenso

Felipe é sócio no escritório CAL em São Paulo, com especialização em direito aeronáutico, principalmente em temas de financiamento e regulatório, possuindo vasto conhecimento do mercado aeronáutico brasileiro e das leis e regulamentos aplicáveis.
Em sua carreira, Felipe assessorou diversos bancos brasileiros e estrangeiros no desenvolvimento e implementação de operações para aviação comercial e executiva, de arrendamentos simples a modelos altamente complexos, como o EETC (mercado de capitais) – primeiro e único na América Latina – e empréstimos internacionais.
Nos últimos anos, Felipe esteve envolvido nas principais transações de aviação executiva na América Latina, assessorando uma ampla gama de clientes (instituições financeiras, companhias e empresários) na compra, venda, importação e financiamento de aeronaves, acumulando experiência de mais de 50 transações de aviação privada. Na aviação comercial (linhas aéreas), Felipe também esteve envolvido em mais de 200 transações.
A excepcional atuação do Felipe na área de transportes, em especial na aviação, é reconhecida por respeitados diretórios jurídicos, incluindo Chambers & Partners, The Legal 500 e Euromoney Expert Guides. Ele foi o primeiro advogado latino americano a ser listado como “Rising Star” pelo “Airfinance Journal”.
Felipe também é Membro do Conselho e Diretor de Interação Regional do MAC Protocol Working Group e Diretor Jurídico da Associação de Empresas Revendedoras de Aeronaves – AERA. Recentemente, obteve o título de Mestre na USP – Universidade de São Paulo e atualmente leciona direito aeronáutico para alunos de pós-graduação.

Cmte. Francisco Lyra

Cmte. Francisco Lyra

É um empreendedor e aviador brasileiro. Iniciou carreira há 44 anos na aviação. Sócio fundador de empresas nas áreas de Aviação, Infraestrutura aeronáutica, Comunicação e Marketing. Casado, 60 anos (1959), dois filhos, natural de São Paulo, SP. Acumulou mais de 17.000 horas de voo em aviões comerciais e privados. Participou como palestrante convidado de Comissões Especiais do Senado Federal e da Câmara com temas de Infraestrutura para Aviação Civil e Regulamentação da Lei do Aeronauta. Também é presidente do Museu Asas de Um Sonho.

Fabio Rabbani

Fabio Rabbani

Director Regional para Sudamérica de la Organización de Aviación Civil Internacional – OACI
Se desempeñó como Superintendente de Infraestructura Aeroportuaria de la Agencia Nacional de Aviación Civil de Brasil (ANAC). Fue Director de Gestión Aeroportuaria en la Secretaría de Aviación Civil de la Presidencia de la República de Brasil, Gerente Técnico de Facilitación de la ANAC y Gerente de Infraestructura en la Secretaría de Aviación Civil del Ministerio de Defensa de Brasil.
Director en la Secretaría de Estado de Transportes e Integración Metropolitana de Sergipe y se desempeñó como Coordinador de Estudios y Proyectos en la Superintendencia Municipal de Transportes y Tránsito de Aracaju.
Es graduado en Ingeniaria Civil, por la Universidad Federal de Paraiba – UFPB y tiene Maestría en Aeronáutica y Astronáutica, Massachusetts Institute of Technology – MIT.

Fabio Rebello

Fabio Rebello

Fabio Rebello é Chief Commercial Officer (CCO), responsável por todas as atividades de vendas, representações e distribuição de produtos e serviços da Synerjet Corp em toda a América Latina.
Profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado de aviação executiva, incluindo a prestação de serviços de manutenção, representações, vendas de aeronaves novas e usadas e serviços financeiros. Com formação em Engenharia de Aeronáutica e pós-graduação em Administração Financeira, trabalhou para os maiores fabricantes de aviões a pistão, turboélices e jatos executivos além de reconhecidas empresas de manutenção, representação e financeiras no Brasil e nos Estados Unidos.

Gustavo Albuquerque

Gustavo Albuquerque

Gustavo Carneiro de Albuquerque, Procurador Federal, Procurador-Geral da ANAC, Especialista em Controle de Regulação e Infraestrutura pelo ISC-TCU Enap e Especialista em Direito Processual Civil pela FADISP. Professor de Direito Aeronáutico no IDP e Co-Autor da obra Direito Aeronáutico, 2018. Editora D’Plácido.

Gustavo Figueiredo

Gustavo Figueiredo

O CEO do GRU Airport é formado em Engenharia Civil pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela UFF e MBA em Logística pela COPPEAD-UFRJ. Está no Grupo Invepar desde 2011, onde atuou como Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Diretor de Implantação no GRU Airport, do qual tornou-se presidente em 2016.

João Souza Dias Garcia

João Souza Dias Garcia

João Souza Dias Garcia é servidor e exerce o cargo Superintendente de Padrões Operacionais na ANAC. É Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui Mestrado em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo ITA. João é atualmente o membro brasileiro e vice-presidente do Painel de Gerenciamento da Segurança Operacional da OACI. Também atua como coordenador do Grupo Técnico Permanente do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira.

John Rodgerson

John Rodgerson

John Rodgerson é o Diretor Presidente da Azul S.A. Ele se juntou à empresa em 2008 como um de seus co-fundadores e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento ao longo da última década. Sob a liderança de David Neeleman e John Rodgerson, a Azul se tornou a maior empresa aérea do Brasil em número de cidades, servindo mais de 100 destinos no pais. Com receita anual acima de R$9 bilhões e mais de 11,000 tripulantes, a Azul foi reconhecida pela TripAdvisor entre as três melhores aéreas do mundo. John desempenhou um importante papel no desenvolvimento da Azul, sua forte cultura corporativa e o serviço ao cliente diferenciado. Antes de se tornar o CEO da Azul em 2017, John desempenhava o papel de CFO da empresa sendo responsável por captar mais de US$1 bilhão de recursos financeiros e por liderar o processo de abertura de capital da aérea que ocorreu de forma simultânea em São Paulo na B3 e em Nova York na New York Stock Exchange. Antes de se juntar à Azul, John foi Diretor de Planejamento Financeiro na JetBlue entre 2003 e 2008, onde ele se apaixonou pelo setor aéreo. Antes da JetBlue, ele trabalhou na IBM Global Services. John possui um bacharel em finanças da Brigham Yong University. Ele mora no Brasil há mais de 10 anos e além de sua agenda atarefada como CEO ele faz trabalho voluntário como professor de inglês. Ele é casado com Brooke e juntos eles têm três filhos.

Juliano Alcântara Noman

Juliano Alcântara Noman

Juliano Alcântara Noman é o atual Diretor-Presidente Substituto da ANAC. Especialista em regulação da ANAC é formado em economia pela Universidade de Brasília. Foi secretário de Aeroportos (2011 a 2013) e de Navegação Aérea Civil (2013 a 2016) na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Na ANAC, foi Gerente de Acompanhamento de Mercado e assessor especial da Diretoria de Serviços Aéreos de 2006 a 2008. De 2008 a 2011 foi superintendente da Superintendência de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado (SRE) e exerce mandato como Diretor desde 2016.

Julio Perotti

Julio Perotti

Formado em Adm Pública e Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea, com 35 anos de experiência na indústria aeronáutica.
Durante a carreira, no então Centro Técnico Aeroespacial, ocupou funções de gestão nas áreas de controle de tráfego aéreo, administração de aeroportos e manutenção de aeronaves;
Na aviação regional atuou como consultor e exerceu funções em diretorias administrativas, de planejamento e de operações;
Na Webjet, em sua fase de crescimento, foi VP de Operações, VP de Planejamento e CEO;
Está na GOL desde 2012, onde exerceu as funções de Diretor na República Dominicana, Diretor de Suprimentos, Diretor de Estratégia Competitiva e agora está como Diretor Executivo da GOLLOG.

John Watret

John Watret

Dr. John Watret, Chancellor da Embry-Riddle Aeronautical University, Worldwide, fornece liderança e orientação estratégica que fomenta o crescimento, mantém a integridade acadêmica e promove operações eficientes para a sede da Embry-Riddle Worldwide, localizada em Daytona Beach, Flórida e também para os mais de 135 campus ao redor do mundo. Sob sua liderança, o campus Worldwide, que atende mais de 23.000 estudantes anualmente, observou um aumento em programas credenciados, uma expansão de professores e funcionários altamente qualificados e a introdução de iniciativas de pesquisa que ajudam a promover as relações da universidade nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. Pelo sétimo ano consecutivo, a Embry-Riddle Worldwide foi classificada entre as cinco melhores instituições de ensino nos Estados Unidos que oferecem programas de Bacharelado à distância, segundo o U.S. News and World Report. Watret atua com organizações nacionais e internacionais, serve como Presidente do Conselho de Diretores da Embry-Riddle Aeronautical University – Ásia, localizada em Cingapura; é membro do conselho para o Campus Online da University of Florida; membro eleito do Conselho de administração da Flight Safety Foundation; e membro do conselho da Aerospace Alliance, Inc. Ele também é membro da Royal Aeronautical Society (FRAeS) e foi palestrante em várias conferências nacionais e internacionais.
Durante seus 26 anos junto à Embry-Riddle, Dr. Watret atuou em diversas funções administrativas. Ele também é piloto privado licenciado, possui Ph.D e Mestrado em Matemática pela Texas A&M University, e diploma de bacharel com honras pela Heriot-Watt University em Edimburgo, Escócia.

Jorge Arruda

Jorge Arruda

Jorge Arruda ingressou no grupo Corporacion America em 2014 e é atualmente Chefe de Finanças Corporativas e M&A do grupo, e CEO da Inframerica Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em banco de investimento, mais recentemente na Nomura atuando como CEO e Chefe de Banco de Investimento na América Latina.

Luciano Benetti Timm

Luciano Benetti Timm

Doutor (2004) e Mestre (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Direito (1994) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui LL.M. em Direito Econômico Internacional pela University of Warwick (1999) e realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Direito, Economia e Negócios da University of California – Berkeley (2007). Professor da Graduação da FGV Direito SP. Foi professor de Direito Civil da PUCRS e coordenador do LLM em Direito dos Negócios da UNISINOS (Porto Alegre) e da Escola de Direito do CEU IICS. Atuou como advogado empresarial desde 1994, tendo sua prática profissional centrada tanto no sul do Brasil como em São Paulo. É autor da obra “O Novo Direito Contratual Brasileiro” (Atlas, 2014) e coordenador da coletânea “Direito e Economia no Brasil” (Atlas, 2012). É Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Luiz Castanha

Luiz Castanha

Responsável pela equipe de vendas no Brasil, com foco na expansão de novas tecnologias relacionadas à digitalização do setor aéreo, especialmente no fluxo de passageiros e bagagens, controle de fronteiras e conectividade de aeronaves. Castanha atua há mais de 15 anos em Consultoria de TI, Telecomunicações, Varejo e Setor Governamental.
Luiz Castanha é bacharel em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo começou sua carreira na Sita em 2014 e tem passagem pelos setores de Vendas, Desenvolvimento de Negócios de Telecom e TI em Varejo, Serviços e Governo.

Marcelo Bento Ribeiro

Marcelo Bento Ribeiro

Veterano nas áreas de turismo e aviação, iniciou sua carreira nos anos 90 em grandes agências de turismo. Ocupou diversas posições nas áreas de rentabilidade, distribuição, programas de fidelidade, alianças e planejamento de linhas no Grupo Varig, TransBrasil, GOL, TRIP, e Azul. Trabalhou na GOL nos seus primeiros 11 anos de atividade, contribuindo para implantação do modelo low cost no Brasil, e para consolidação da empresa como uma das maiores do mundo no gênero. Na Azul desde 2012, levou a Azul Viagens, a crescer mais de 50 vezes e tornar-se uma das principais operadoras de turismo nacionais. Também participou da fusão da empresa com a TRIP e da consolidação da malha aérea de maior cobertura nacional, servindo a mais de 100 cidades no Brasil, além de voos internacionais de curta e longa duração. Desenvolveu parcerias com empresas internacionais e uma rede de vendas no exterior. Por último, assumiu a diretoria de relações institucionais da empresa, zelando pelo relacionamento da Azul com diferentes esferas de governo, associações empresariais e comunidades.
Graduado em Administração de Empresas pela PUC-RJ e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade –RJ. Pós graduado pela Fundação Dom Cabral, com especializações em marketing e transporte aéreo pela Kellogg Management School-US, Cranfield University-UK, e Instituto Trevisan.
Histórico Profissional:
Azul Linhas Aéreas Brasileiras
2013 – 2019 – Diretor de diferentes áreas como Planejamento, Escala, Alianças, Distribuição, Azul Viagens, e Relações Institucionais
TRIP Linhas Aéreas
2012 – Diretor de Inteligência de Mercado
GOL Linhas Aéreas
2001 – 2011 – Gerente e Diretor de Rentabilidade, Distribuição e Alianças

Marcelo Mota

Marcelo Mota

Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Warwick na Inglaterra e com 30 anos de experiência nas áreas de Energia, Informática, Aeroportos, Gestão Empresarial, Setor Público e Consultoria, Marcelo Mota é o atual Diretor de Operações da Aeroportos Brasil Viracopos S.A. Ele foi Vice-Presidente Associado do TD Bank Financial Group (2º maior banco do Canadá e 6º maior da América do Norte), e atuou nove anos na Greater Toronto Airports Authority, onde ocupou o cargo de Diretor de Gerenciamento de Programas & Projetos de Tecnologia da Informação, além de ter sido Diretor do Project Management Institute (PMI) Southern Ontario Chapter, no Canadá. No Brasil, foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Diretor de Operações e Suporte Técnico da PRODEB. Ocupou ainda diversos cargos gerenciais durante os 17 anos em que esteve na COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia.

Marcelo Sampaio Cunha Filho

Marcelo Sampaio Cunha Filho

Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura. Coordena no âmbito do Ministério, ações voltadas à governança, integridade, estratégia, organização e sistemas de gestão e de tecnologia da informação. Propõe ao Ministro de Estado a aprovação dos instrumentos de delegação e dos planos de outorgas, de prestação de serviços. Supervisionar as ações estratégicas dos órgãos colegiados vinculados ao Ministério, dentre outras atribuições. Foi Subchefe Adjunto de Gestão Pública da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil – Presidência da República, atuando na agenda de Governo Digital, Transformação de Serviços, Conectividade Estratégia Digital, Proteção de Dados Pessoais. Atuou por mais de três anos como Diretor de Informações e gestão Estratégica de Transporte na Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Possui Mestrado em Planejamento de Transporte especificamente na Avaliação de Vulnerabilidade de Infraestrutura de Transporte (UNB). Licenciado em Engenharia Civil com ênfase no Transporte (UNB). Analista de infraestrutura do Ministério da Economia. Experiência em gerenciamento e uso de ferramentas SIG para o desenvolvimento e avaliação de políticas públicas.

Natália Hallit Moyses

Natália Hallit Moyses

Natália Hallit Moyses, Procuradora Federal, Procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto a Antaq, Especialista em Direitos Humanos, Teoria e Filosofia do Direito e em Direito Processual Civil pela PUC-MG.

Natália Resende

Natália Resende

Procuradora Federal, Consultora Jurídica do MInfra, Doutoranda em Regulação de Infraestruturas de Rede/UnB, Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos/UnB, em Engenharia e Gestão Industrial/UMinho-PT, Especialista em Direito Constitucional/UGF e Tributário/Estácio, Professora de PPP no IPOG.

Paul Malicki

Paul Malicki

CEO da Flapper e ex-sócio da multi-premiáda Easy Taxi. Conselheiro de várias startups e autor do livro sobre marketing mobile, Chief Mobile Officer. Vasta experiência internacional, viveu em 8 países, envolvido em projetos tecnológicos desde a juventude. Vencedor do prêmio Forbes 30 Under 30 no ano de 2017.

Paulo Kakinoff

Paulo Kakinoff

Paulo Sérgio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas em julho de 2012. Por dois anos integrou o Conselho de Administração da Companhia, no qual era membro independente.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, começou sua carreira como estagiário na Volkswagen, aos 17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Diretor Executivo para a América do Sul na matriz (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo neste cargo até junho de 2012.
Kakinoff é também membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. e do Grupo Vamos S.A.

Priscila Cunha do Nascimento

Priscila Cunha do Nascimento

Priscila Cunha do Nascimento, Advogada da União, Procuradora-Geral junto a ANTT. Mestre em Direito pelo IDP.

Raul Marinho

Raul Marinho

Piloto de avião, consultor aeronáutico, gerente técnico da ABAG-Associação Brasileira de Aviação Geral e presidente do Instituto ParaSerPiloto, instituição voltada à prestação de serviços e informações sobre formação aeronáutica e mercado de trabalho para pilotos. Também é Administrador de Empresas, tendo atuado por 25 anos no mercado financeiro e de crédito e autor de livros sobre negociação e estratégia profissional – “Prática na Teoria: Aplicações da Teoria dos Jogos e da Evolução aos Negócios” (Ed.Saraiva, 2006/2011) e “Teoria dos Jogos Aplicada aos Relacionamentos” (Ed.UniFa, 2008).

Rafael Echevarne

Rafael Echevarne

Rafael Echevarne é o Diretor Geral do Conselho de Aeroportos Internacional – América Latina e Caribe (ACI-LAC). Anteriormente, foi CEO do Aeroporto de Montego Bay, Jamaica, e ocupou cargos em organizações internacionais e empresas de aeroportos na Europa, Australásia e Oriente Médio, especializando-se em regulação econômica de aeroportos, privatização e infraestrutura e desenvolvimento de negócios.
Rafael é PhD em Economia de Transporte Aéreo pela Cranfield University, Reino Unido.

Rafael José Botelho Faria

Rafael José Botelho Faria

Rafael José Botelho Faria é engenheiro civil, formado em 2004 pela Universidade de Brasília – UnB. Trabalhou na iniciativa privada por quatro anos. Desde 2008 é servidor público de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil no cargo de Especialista em regulação. Na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR foi Coordenador Geral de Investimentos no Departamento de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aeroportos da (2011/2014), foi o coordenador do comitê de operações especiais responsável pela organização da aviação civil para os eventos Rio+20, copa das confederações , copa do mundo e encontro mundial da juventude com o papa Francisco.  Atuou como Diretor do Departamento de Gestão e Planejamento da Navegação Aérea Civil e Secretário Substituto da Secretaria de Navegação Aérea Civil, entre 2014 e 2016. Na ANAC, atuou como Assessor Especial na Diretoria, desde julho de 2017 exerce a função de Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária e, a partir de 2020, exerce a função de Diretor da ANAC.

Renato Alencar Porto

Renato Alencar Porto

Renato Alencar Porto é graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Brasília. Em 2007, especializou-se em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Em 2011, especializou-se em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Foi advogado e ingressou na Administração Pública por meio de concurso público para provimento de cargo na Anvisa em 2005.
Na Agência, foi Coordenador da Área de Compras da Gerência de Logística. Assessorou a Diretoria Colegiada, quando de sua passagem para Assessoria Técnica da Diretoria Colegiada(ASTEC) e foi Assessor Jurídico da Gerência-Geral de Medicamentos. Em 2009, passou a Coordenar a Coordenação de Instrução e Análise de Recursos da Gerência Geral de Medicamentos, cargo que ocupou a até a posse na Diretoria Colegiada.

Ricardo Bernardi

Ricardo Bernardi

Sócio fundador da Bernardi & Schnapp Advogados, Ricardo Bernardi possui ampla experiência em direito aeronáutico. Sua atuação abrange toda a gama do direito aéreo, incluindo litígios relacionados a acidentes aéreos, ações de passageiros, ações de carga, contencioso comercial, direito regulatório aeronáutico e questões concorrenciais. Devido a sua experiência, Ricardo foi indicado como membro da comissão criada pelo Senado Federal Brasileiro para redigir projeto de lei do Novo Código Brasileiro de Aeronáutica.

Ricardo Bernardi contribuiu com o capítulo intitulado “A Regulação Aeronáutica: Transporte Aéreo Regular” no livro “Regulação da Economia no Brasil, de 2003, e o capítulo “Infraestrutura Aeroportuária no Contexto do Direito do Ambiente” para o livro” Infraestrutura no Direito do Ambiente, publicado em 2016. Ele também contribuiu com o capítulo Brazil para The Aviation Law Review, publicado pela Law Business Research, London, em 2013. Ele tem escrito artigos e palestrado sobre direito aeronáutico em diversas instituições e universidades, incluindo a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), a  Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), a International Air Transport Association (IATA), a Latin American and Caribbean Air Transport Association (ALTA), a American Bar Association (ABA) e a Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico (SBDA). Ele também é consultor da SBDA, instituição brasileira mais antiga dedicada ao estudo do direito aeronáutico (fundada em 1942).

Ricardo Bisinotto Catanant

Ricardo Bisinotto Catanant

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em regulação da aviação civil, tendo ingressado na ANAC em 2006 como Gerente-Geral de Outorgas de Serviços Aéreos e posteriormente ocupou o posto de Gerente de Normas e Projetos, Superintendente de Regulação Econômica e Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos. Foi assessor jurídico na Infraero e assessor de Ministro do STJ. Membro do Painel de Regulação do Transporte Aéreo da OACI e Membro da Comissão Especial do Senado Federal de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica. Atualmente ocupa uma das vagas de diretor da ANAC.

Rogério Coimbra

Rogério Coimbra

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com um MBA em Finanças pelo Instituto Insper, Rogério Andrade iniciou sua carreira como consultor de estratégia e gestão da Accenture e, desde 2003 atua no setor da aviação executiva, hoje como sócio e CEO da Avantto.

Rogério Andrade

Rogério Andrade

Ronei Glanzmann

Ronei Glanzmann

Ronei Glanzmann é economista do Banco Central do Brasil, pós-graduado em Análise Macroeconômica e MBA em Mercado de Capitais. Entre 2006 e 2011 trabalhou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela Gerência de Acompanhamento de Mercado, e representou o Brasil no Painel de Estatística da OACI. Desde 2011 na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), chefiou o Departamento de Outorgas e Patrimônio (2011/2017) e o Departamento de Políticas Regulatórias (2017-2019), liderando o programa de concessões aeroportuárias. Recentemente assumiu como Secretário, no Ministério da Infraestrutura. Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Brasília e integrou a Comissão de Especialistas do Senado Federal para Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior

Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior

Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR). Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018. Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI).

Thiago Nykiel

Thiago Nykiel

Thiago Nykiel, presidente e sócio fundador da INFRAWAY Engenharia, é especialista em projetos de infraestrutura aeroportuária. Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Thiago possui mais de nove anos de experiência e foi um dos responsáveis pelos estudos de concessão dos últimos 14 aeroportos concedidos pelo Governo Federal Brasileiro.

Tiago Sousa Pereira

Tiago Sousa Pereira

Tiago Sousa Pereira é atualmente Diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atuou como Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC, área responsável por conduzir os processos de licitação de concessão de aeroportos federais e por supervisionar esses contratos de concessão. Antes, na ANAC, ocupou outros cargos, como Superintendente da Superintendência de Planejamento Institucional e Assessor do Diretor Presidente. Também trabalhou no Banco Central do Brasil e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É funcionário público de carreira como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Executivo Governamental), do Ministério da Economia, e Professor da Graduação em Administração Pública do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). Tiago Sousa Pereira é Economista, com mestrado na Universidade de Brasília, onde atualmente cursa Doutorado.

Antônio José e Silva

Antônio José e Silva

Comandante de Airbus 320F.
Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário do Conselho Federal da OAB, Seccional RJ e Subseção Barra da Tijuca.
Advogado especialista em Direito Aeronáutico.
Investigador de Incidentes Aéreos, Agente de Segurança de Voo (CENIPA) e Perito aeronáutico da Justiça Federal.
Pós Graduado em Aeronavegabilidade Continuada e Segurança de Voo pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Pós Graduado em Direito Imobiliário (PUC RJ) e Pós Graduado em Responsabilidade Civil (UNESA RJ).
Curso de extensão em Ética e Governança pela Universidade de Amsterdã.
Professor e Palestrante em Direito Aeronáutico.
Atuou como piloto nas seguintes aeronaves da família Airbus 320 e 330, além da família Boeing 737-200 a 800 e Embraer 120.
Atuou como Mecânico, Técnico e Inspetor de manutenção na Varig Linhas Aéreas em aeronaves de grande porte, tais como:DC-10, MD-11, Boeing 747, 777 e possui Licença de Engenheiro de Voo (FE)

Dyogo Oliveira

Dyogo Oliveira

Dyogo Henrique de Oliveira é economista, mestre pela Universidade de Brasília – UNB. Foi Presidente do BNDES e Ministro do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Dyogo Henrique é natural da cidade de Araguaína/Tocantins. É servidor público federal desde 1998, com atuação também no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, no Ministério da Fazenda, tendo ocupado posições do alto escalão.
Foi secretário-adjunto de Política Econômica e, Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento.
Foi um dos responsáveis pela criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Minha Casa, Minha Vida, da tributação de lucro de empresas no exterior, do Cadastro Positivo, das Debêntures de Infraestrutura e vários programas e políticas públicas.
Foi responsável pela liberação de saques do FGTS e do PIS/PASEP. Também é um dos responsáveis pela privatização do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) e pela formulação da Emenda Constitucional nº 95, que institui o Novo Regime Fiscal e limita o teto de gastos da União.
Economista de formação, é também especialista em Comércio Exterior, Negociações Internacionais e Câmbio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Tem também atuações como conselheiro do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e como presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste, presidente do Conselho da Cobra Tecnologia e Presidente do Conselho de administração do IRR.
Atualmente preside a Associação Nacional da Administradoras de Aeroportos – ANEAA

Filipe Reis

Filipe Reis

Filipe ingressou na IATA em 2003 como Country Manager para o Brasil. Filipe é bacharel em economia e concluiu seu mestrado em administração na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil, em 2010.
Com mais de 25 anos de experiência no setor de aviação civil, Filipe iniciou sua carreira como trainee na Lufthansa German Airlines. Depois de chefiar as operações da IATA no Brasil por 10 anos, Filipe ingressou no Escritório Regional da IATA em Miami em 2013 como Diretor de Aeroporto, Passageiros, Carga e Segurança, para as Américas. Entre seus objetivos estão a promoção das agendas de passageiros e cargas da IATA, que incluem projetos para revolucionar a experiência de viagem dos passageiros e a eliminação de papel dos processos de carga por meio da implementação de e-cargo. Com relação aos aeroportos, Filipe coordena as iniciativas da IATA para melhorar a segurança e facilitação, bem como projetos de expansão e modernização de aeroportos. Por fim, Filipe lidera as iniciativas da IATA com aeroportos e órgãos reguladores em relação ao desenvolvimento de marcos regulatórios, regime de tarifação e engajamentos consultativos.

Paula Faria

Paula Faria

Paula Faria é CEO da Necta, empresa que tem como objetivo criar conexões com propósito através da implementação de atividades orientadas a impactar positivamente os ecossistemas onde estão inseridas. Nos últimos anos idealizou e esteve à frente de grandes projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, tais como: Connected Smart Cities & Mobility, Airport Infra Expo, PPP Awards & Conference e o International Brazil Air Show, além de apoiar o desenvolvimento de projetos com parceiros.

Raul Marinho

Raul Marinho

Piloto de avião, consultor aeronáutico, gerente técnico da ABAG-Associação Brasileira de Aviação Geral e presidente do Instituto ParaSerPiloto, instituição voltada à prestação de serviços e informações sobre formação aeronáutica e mercado de trabalho para pilotos. Também é Administrador de Empresas, tendo atuado por 25 anos no mercado financeiro e de crédito e autor de livros sobre negociação e estratégia profissional – “Prática na Teoria: Aplicações da Teoria dos Jogos e da Evolução aos Negócios” (Ed.Saraiva, 2006/2011) e “Teoria dos Jogos Aplicada aos Relacionamentos” (Ed.UniFa, 2008).

Ricardo Fenelon

Ricardo Fenelon

Sócio do FENELON ADVOGADOS. Advogado especialista em aviação, infraestrutura e regulação. Ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), professor de Direito Aeronáutico no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (IBAER). Mestre (LL.M.) em Direito Empresarial Internacional e Econômico pela Georgetown University.

Rui Aquino

Rui Aquino

Formado em Administração de Empresas ( Universidade Gama Filho- RJ )
Trabalhou nas seguintes Empresas:
Motores Rolls Royce Ltda ( São Bernardo do Campo – SP )
Motortec Industria Aeronautica S/A ( Rio de Janeiro – RJ )
TAM – Aviação Executiva S/A ( São Paulo – SP )
FlexAero Taxi Aereo Ltda ( Jundiaí – SP )
TWOFLEX Táxi Aéreo Ltda ( Jundiaí – SP )
Participou ativamente da ABAG pelos últimos 30 anos , como Presidente e Membro do Conselho de Administração.
Participou ativamente do IBAC , como Membro do Conselho de Administração e Chairman of The Board ( 2 vezes ).

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO INTERNACIONAL

APOIO INSTITUCIONAL

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO