O Governo Federal incluiu 13 aeroportos na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A concessão dos aeroportos mostra novo perfil com grupos estrangeiros, o que, de acordo com o presidente Michel Temer, marca a reconquista do país de sua ‘credibilidade no cenário internacional’.
Os aeroportos incluídos na lista para futura concessão são de Vitória (ES), Recife (PE), Aracajú (SE), Maceió (AL), Macaé (RJ), Juazeiro do Norte (CE); Campina Grande e Bayeux, na Paraíba (PI); e Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças (MT). De acordo com o decreto presidencial, os aeroportos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos, conforme decisão que será subsidiada pelos estudos de modelagem da desestatização.
Além desses, com a saída de Congonhas do programa de concessões, o governo pretende incluir o aeroporto Santos Dumont (RJ), e ainda há estudos para leiloar em um só bloco o terminal de Manaus e os aeroportos regionais do Amazonas. Durante um evento no qual o governo apresentou o programa de concessões no exterior, os blocos de aeroportos despertaram bastante interesse dos investidores, que mostraram maior entusiasmo no novo bloco do que no aeroporto de Congonhas, já que o aeroporto paulista envolve risco por ser localizado no centro de uma grande cidade.[:en]The Federal Government included 13 airports in the portfolio of the Investment Partnerships Program (PPI).The concession of the airports shows a new profile with foreign groups, which, according to President Michel Temer, marks the regain of the country ‘credibility in the international scenario’.
The airports included in the list for future concession are Vitória (ES), Recife (PE), Aracajú (SE), Maceió (AL), Macaé (RJ), Juazeiro do Norte (CE); Campina Grande e Bayeux, na Paraíba (PI); and Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças (MT). According to the presidential decree, airports may be granted individually or in blocks, according to a decision that will be subsidized by the studies of privatization models.
In addition, with the departure of Congonhas from the concessions program, the government intends to include Santos Dumont Airport (RJ), and there are still studies to auction in one block the terminal of Manaus and the regional airports of Amazonas. During an event in which the government presented the concessions program abroad, the airport blocks attracted a great deal of interest from the investors, who showed more enthusiasm in the new block than in the Congonhas Airport, since the São Paulo airport involves risk because it is located in the center of a large city.