Confira como foi o segundo bloco da série oportunidades em concessões de aeroportos, com o tema Concessões Estaduais e Municipais
Nesta terça-feira, 23 de agosto, aconteceu o segundo bloco da série temática, que teve como foco a discussão sobre os ativos regionais. A série, fruto da parceria entre o AirConnected e a INFRAWAY Engenharia, aborda a visão dos aeroportos e companhias aéreas no pós pandemia, suas implicações e oportunidades. Abaixo é possível conferir os principais highlights apresentados neste segundo bloco e que, no dia 06, tratará sobre a “Visão dos aeroportos e companhias aéreas no pós pandemia”.
Thiago Nykiel, CEO da INFRAWAY abriu o segundo bloco apresentando um estudo realizado por ele em 2021 (que mapeou os principais aeroportos com potencial para as concessões) e, trouxe ainda, os dados sobre os aeroportos federais que correspondem a 92% do tráfego aéreo nacional, estes já em posse de companhias privadas.
Para completar, o executivo ressaltou que é necessário continuar com o desenvolvimento desses estudos de concessões dos aeroportos regionais, para conseguir aumentar o nível de serviço e capacidade, e fazer a capilaridade do transporte aéreo ser maior aqui no Brasil. ”A aviação regional deve se desenvolver muito no Brasil nos próximos anos com as recentes mudanças do mercado em todo o mundo”, finalizou.
Ainda de acordo com Thiago, a regionalização é de extrema importância no cenário mundial. “As rotas que ligam diretamente pequenas e médias cidades tendem a ser ampliadas, o que pode gerar uma mudança positiva no fluxo de tráfego. Por essa razão, o estudo dividiu a análise em aeroportos concessionados, aeroportos economicamente viáveis e importância estratégica”.
Ramiro Zinder, Diretor de Desestatização e Parcerias na Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, falou sobre a concessão patrocinada para exploração, manutenção e expansão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que trará a ampliação e reforma nos terminais de passageiros, instalação de pistas de rolamento, vias de acesso, pátio de aeronaves, dentre outras melhorias.
Para explorar ainda mais sobre o tema, Zinder completou que o aeroporto “tem a configuração de uma concessão patrocinada com aporte público entre R$ 48 milhões e investimentos totais de R$ 77 milhões, esse modelo concebido ao longo desse tempo de estudo maturado tanto pelo Consórcio de empresas, como pela Secretaria da Fazenda e Secretaria de Estado e Infraestrutura de Santa Catarina, para assim chegar no melhor modelo possível e mais atrativo, tanto para o poder público quanto para os investidores”.
Rafael Ramos, Diretor de Concessões e PPPs, da Secretaria Extraordinária de Parcerias do Rio Grande do Sul, reforçou a importância da concessão dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo. De acordo com o diretor, após estudos, o melhor projeto para viabilizar seria a junção desses dois aeroportos. Ramos destacou ainda, a viabilidade financeira do projeto, no qual há uma sinergia de mão de obra e redução da base de cálculo do Imposto de Renda.
Maurício Batista, Secretário Extraordinário de Parcerias Estratégicas da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, ressaltou a possibilidade do setor privado em assumir os investimentos do Aeroporto Hugo Cantergiani e, com isso, oferecer melhorias para os usuários e atrair mais passageiros para o aeroporto.
Outro projeto apresentado por Batista foi o desenvolvimento do aeroporto Vila Oliva, com o objetivo de melhorar o acesso à Serra Gaúcha. No entanto, para que isso aconteça é primordial fazer algumas melhorias, como por exemplo, nas vias de acesso até o local. “Queremos uma concessão multimodal, onde a iniciativa privada assuma o aeroporto Hugo Cantergiani e se torne também responsável pela realização na melhoria desses acessos, e após a conclusão da obra do aeroporto de Vila Oliva, assumir a operação”, afirmou.
Fernandha Batista Lafayette, Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, trouxe informações sobre a expansão da infraestrutura dos aeródromos no Estado. Segundo Lafayette, o trabalho teve início em 2019, com objetivo inicial de desenvolver os elementos importantes na segurança operacional desses aeroportos, como o plano básico de zoneamento e que, desde então, buscam melhorias nas operações e investimentos na parte física dos aeroportos da região. “É importante que cada vez mais a união auxilie os Estados a desenvolver a aviação regional. Quanto mais união de esforços tivermos nesse sentido, melhor para a população brasileira”, concluiu.
Thiago Nykiel encerrou o segundo bloco da série salientando a importância da parceria entre público e privado para que consigamos ter projetos bem estruturados e contratos de longo prazo.
A Série Especial “Oportunidades em Concessões de Aeroportos” acontece em formato online e continua nos dias: 6 e 20 de setembro de 2022, das 10h às 12h00.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SÉRIE:
26/07 – Lançamento
17/08 – Bloco 1: Concessões federais
23/08 – Bloco 2: Concessões estaduais e municipais
06/09 – Bloco 3: Visão dos aeroportos e companhias aéreas no pós pandemia
20/09 – Fechamento
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