Apoios

ABEAR

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) é uma unidade de comunicação, promoção e relacionamento do setor aéreo. Por meio de comitês formados pelas empresas associadas são construídos os programas de trabalho, entre eles destacam-se os grupos de relações institucionais, operacionais e de comunicação. A entidade foi criada, em 2012, pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP -, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Objetivando tratar de questões institucionais do setor aéreo, as estratégias de atuação da ABEAR compreendem planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas.

ABR – AEROPORTOS DO BRASIL

A Aeroportos do Brasil (ABR) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é defender os interesses legítimos das empresas associadas que administram os sítios aeroportuários. Trabalha em prol da segurança jurídica e dos avanços normativos, legislativos e regulatórios visando ao aperfeiçoamento da aviação civil por meio da interação e cooperação com autoridades públicas e instituições da sociedade civil.

ANAC

A ANAC é uma autarquia especial, com independência administrativa, personalidade jurídica própria, patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da Administração Pública, que requerem, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Entre as suas principais atribuições estão regulação e a fiscalização dos serviços aéreos no âmbito da aviação civil.

 

ASAS BRASIL

Todo profissional do setor aéreo precisa acompanhar de perto o que acontece no mercado altamente capacitado da aviação e uma notícia pode ser o primeiro passo para uma empresa obter destaque e auxiliar na tomada de decisões que agregam valor ao capital investido durante anos e que precisa ter em mente a necessidade em captar novos recursos para manter a logística empregada nas operações aéreas de cada companhia.
Partindo destes princípios é que um grupo de profissionais técnicos da aviação inaugurou em 2003 o primeiro portal de notícias do setor aéreo brasileiro, o Asas Brasil, trazendo o que é de mais importante para profissionais e estudantes da aviação brasileira, visando o desenvolvimento operacional e financeiro do setor para auxiliar no crescimento da aviação mundial, disseminando informação aeronáutica de forma democrática, a todos os indivíduos que se relacionam de alguma forma com a aviação.
A Equipe do Asas Brasil é composta por profissionais com alta expertise no setor aéreo, formado em sua essência por pilotos da aviação comercial e executiva, controladores de tráfego aéreo , além de gestores de empresas ligadas à aviação geral.
A disseminação de treinamento aeronáutico é também, uma das missões do Asas Brasil. Para isso, sua equipe de desenvolvedores mantém a parceria com Centros de Instrução de Aviação Civil(CIAC) e Escolas de formação de mecânicos e comissários de voo e diariamente separamos as notícias de maior destaque do setor aéreo nacional e internacional, destacando tudo que acontece na indústria aeronáutica.
O Portal de notícias Asas Brasil está sempre na escuta e atento às inovações do setor aeronáutico.

 

 

DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País.
Subordinado ao Comando da Aeronáutica, o DECEA é o órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que compreende outras 14 organizações, responsáveis pela execução operacional das atividades que materializam o cumprimento das metas e atribuições do DECEA.
Para planejar, gerir e executar essas atividades, no âmbito dos cerca de 22 milhões de Km2 de espaço aéreo sob responsabilidade do País, a organização incorpora recursos humanos altamente especializados e detém expertise e tecnologias indispensáveis para a execução dos complexos procedimentos atinentes às estratégias do SISCEAB.
O DECEA dispõe de uma estrutura física robusta e de instalações em mais de uma centena de municípios de todas as 27 unidades federativas brasileiras. Nas capitais, nos municípios de médio porte ou mesmo nas regiões mais remotas, cerca de 12 mil profissionais atuam, 24 horas por dia, 365 dias por ano, em meio a uma complexa rede operacional interconectada que compreende, além do órgão e suas 14 organizações subordinadas: 5 centros de controle de área, 42 controles de aproximação, 57 torres de controle de aeródromo, 73 destacamentos de controle do espaço aéreo, 90 estações de telecomunicações aeronáuticas, 75 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo, 88 radares, 46 Sistemas de Pouso por Instrumentos (ILS), dentre outros auxílios à navegação aérea.

 

MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS