• Português

Em entrevista à Airport Infra Expo 2018, evento que acontece no próximo dia 26 de abril, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, o Diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, aborda questões relacionadas ao tráfego aéreo e ao crescimento dos aeroportos regionais.

Confira a entrevista! 

Quais medidas e/ou novas tecnologias estão sendo adotadas em função do aumento do tráfego aéreo no Brasil?

Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas: O crescimento na demanda por voos, nas próximas décadas, em todo o mundo, previstos pelos órgãos reguladores e estatísticos, torna a evolução no provimento de serviços de navegação aérea uma estratégia mandatória. E no DECEA não é diferente. Já operamos e estamos por implementar o que há de mais moderno na atividade, o que naturalmente vem nos posicionando recorrentemente como referência internacional. Alguns exemplos destas novas tecnologias são a Implementação do FPL-BR (aplicativo para preenchimento de Plano de Voo pelo celular), da Navegação Baseada em Performance (PBN – Performance Based Navigation), do Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão (ADS-B Automatic Dependent Surveilance – Broadcast), do Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Contrato (ADS-C Automatic Dependent Surveilance – Contract), do Controller Pilot Data Link Communications (CPDLC) (Português: Comunicação piloto-controlador por enlace de dados), a implantação da operação remota do Serviço de informação de voo de aeródromo (R-AFIS  – Remote Aerodrome Flight Information Service), dentre outros.

Como tem visto o crescimento dos aeroportos regionais?

Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas: Enquanto órgão regulamentador, o DECEA acompanha o crescimento dos aeroportos regionais com o intuito de garantir o cumprimento das normas, leis e diretrizes do gerenciamento do espaço aéreo. O contínuo crescimento dos aeroportos – e, por extensão, da aviação – é sempre visto com bons olhos. Além de incrementar novos estudos e propiciar novas parcerias, implica no consequente desenvolvimento da economia, com positivos impactos sociais.

Por que o DECEA está apoiando um evento como o Airport Infra Expo e a importância deste para o setor?  

Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas: Para o DECEA, no transporte aéreo, sobretudo nos dias de hoje, não há mais espaço para ações isoladas e decisões unilaterais. Há uma necessidade recorrente do estreitamento nos relacionamentos interórgãos por meio de estratégias e ações colaborativas. Desse modo, a evolução da infraestrutura aeroportuária – base na qual se assentam as operações aéreas cotidianas de pousos, decolagens, taxi, embarque e desembarque de passageiros e cargas-, é de suma importância para toda a atividade, sobretudo, no que tange ao atendimento das demandas aéreas e ao aumento das capacidades operacionais de pista e pátio. O provimento dos serviços de navegação aérea pelo DECEA está diretamente relacionado a estas operações aeroportuárias, o que nos leva a considerar toda e qualquer iniciativa do setor como uma prioridade não só dos administradores de aeroportos, mas também do DECEA em nome do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Para saber mais informações sobre a Airport Infra Expo, maior evento dedicado à infraestrutura aeroportuária do Brasil, CLIQUE AQUI 

Para fazer a sua Inscrição na Airport Infra Expo, CLIQUE AQUI