• Português
  • Inglês

Alexandre Monteiro – Presidente, RIOgaleão

Alexandre Monteiro – Presidente, RIOgaleão

Título da Palestra: Líderes comentam o futuro

Clique aqui e confira o painel


Alexandre Monteiro é formado em engenharia metalúrgica pela PUC-Rio e PhD em mineral engineering pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Também concluiu cursos de educação executiva em Harvard, Wharton e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Começou sua carreira como pesquisador, na PUC-Rio, e desenvolveu ampla experiência no setor de mineração. Em 1997, ingressou no mercado financeiro, com atuação voltada para mineração, e atuou no Indosuez e no Unibanco. Em 2005, se tornou Chief Financial Officer (CFO) da Aços Vilares S.A. e ocupou o mesmo cargo na CBMM e no Grupo Libra. Em 2011, ocupou a posição de VP de Finanças e RI na Lupatech e, poucos meses depois, foi promovido a CEO da empresa. Em abril de 2014, assumiu a diretoria financeira da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro e em Abril 2020 foi promovido, recentemente, a CEO da empresa.

Allan TWA, Mestrando em propulsão espacial e Hipersônica – ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Allan TWA, Mestrando em propulsão espacial e Hipersônica – ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Título da Palestra: A Alvorada Hipersônica Brasileira: O Projeto 14-X

Clique aqui e confira o painel


Sua experiência envolve inúmeras simulações computacionais sobre o 14-X S, estudos e aplicações sobre I.A. e veículos autônomos, projeto e construção do primeiro drone da engenharia mecânica do Mackenzie. Já realizou monitorias sobre princípios de termodinâmica e eletromagnetismo, integrais múltiplas e estáticas. Participou de projetos em CAD 3D de construção de bancadas com medidores de primogênios, assim como em projetos e usinagens de sistema planetário de engrenagens e outros elementos mecânicos.
Allan realiza mestrado em propulsão espacial e hipersônica no ITA na linha de pesquisa sobre 14-X Waverider. Formado em Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica pelo Mackenzie e Técnico em Informática pela Uninove. Foi coordenador administrativo e financeiro de uma empresa comercial e trabalhou com vendas numa empresa de sensores para engenharia.

André Arruda, Co-Founder – AL DRONES

André Arruda, Co-Founder – AL DRONES

Título da Palestra: Tendências da Mobilidade Aérea

Clique aqui e confira o painel


Engenheiro Aeronáutico, piloto de aeronaves e especialista em Ensaios em Voo de aeronaves comerciais.
Experiência na indústria da aviação na EMBRAER, AIRBUS e LATAM Linhas Aéreas. Em 2017, iniciou a AL DRONES como co-Fundador, uma Companhia dedicada à Engenharia e Consultoria para Drones profissionais. O time AL DRONES foi responsável pela primeira Autorização de Projeto BVLOS do Brasil, e trabalha ativamente como consultora no desenvolvimento e certificação de aeronaves não tripuladas, incluindo mapeamento e pulverização agrícola, segurança, drone delivery e monitoramento aéreo.

Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) – DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Força Aérea Brasileira

Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) – DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Força Aérea Brasileira

Título da Palestra: Líderes comentam o presente

Clique aqui e confira o painel


 

David Barioni, CEO – Amaro Aviation

David Barioni, CEO – Amaro Aviation

Título da Palestra: Desafios e oportunidades para o setor

Clique aqui e confira o painel


É Comandante Master Internacional, instrutor e agente de segurança de voo credenciado pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), com especializações em (i) cargas especiais e (ii) gestão de crises pela IATA (International Air Transport Association).
Exerceu o comando de diversos modelos da família Boeing 737, MD-11 e foi copiloto de Airbus A300. Na TAM esteve no comando dos modelos Boeing 777-300ER.
Graduado em Administração de Empresas e com especialização em Administração em Finanças pela FEA-USP.
Certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Possui vasta experiência em temas ligados à área de governança corporativa, liderança e gestão em empresas de capital aberto e fechado e atualmente integra os seguintes conselhos de administração e/ou consultivos:
Conselho de Administração da empresa Indústria De Motores Anauger S.A;
Conselho Consultivo do Instituto Ayrton Senna (educação e tecnologia);
Conselho Consultivo da Ageo Terminais e Armazéns Gerais S.A.
E já atuou nos seguintes conselhos de administração e /ou consultivos:
Conselho Consultivo da Voa SP SPE S/A (Empresa Operadora dos Aeroportos Bragança Paulista, Campinas, Itanhaém, Jundiaí e Ubatuba).
Conselho do Programa de MBA Executivo da Universidade de Pittsburgh na América do Sul (educação);
Conselho de Administração da Riopar S.A. – empresa do Grupo Fretranspor (transportes);
Conselho de administração da rede Pague Menos S.A. (varejo);
Conselho de administração da Integral Médica S.A. (indústria de suplementos alimentares);
Conselho Consultivo do LIDE Master – Grupo João Doria Junior (comunicação);
Conselho Consultivo da holding controladora do grupo Julio Simões S.A. (logística).

Dyogo Oliveira, Presidente  – ANEAA – Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos

Dyogo Oliveira, Presidente – ANEAA – Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos

Título da Palestra: Líderes comentam o presente

Clique aqui e confira o painel


Dyogo Oliveira é mestre em economia pela UNB e especialista em comércio exterior, negociações internacionais e câmbio pela FGV. Foi ministro do Planejamento e presidente do BNDES. Foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste, do BNDES e do IRB Brasil-RE. Também foi Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento entre outros cargos que ocupou no Governo Federal. Atualmente é Presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos – ANEAA

Eduardo Bernardi, Diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil – DINV/SAC – MInfra – Ministério da  Infraestrutura

Eduardo Bernardi, Diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil – DINV/SAC – MInfra – Ministério da Infraestrutura

Título da Palestra: Potencial de desenvolvimento e investimentos no setor

Clique aqui e confira o painel


Natural de Porto Alegre/RS, Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, Advanced Master em Gestão de Navegação Aérea (trilha Aeroportos pela ENAC – Escola Nacional de Aviação Civil da França.
Especialista em Regulação da Aviação Civil na ANAC a partir de 2008. Gerente da Gerência Técnica de Resposta à Emergência Aeroportuária (GTRE) entre 03/2012 e 11/2014, com atuação direta na consolidação da base regulatória do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária e do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional para aeródromos. Membro brasileiro no Grupo de Trabalho de Resgate e Combate a Incêndio (RFFWG) e no Painel de Aeródromos (AP) da OACI entre 2011 e 2014. Instrutor em resposta à emergência aeroportuária e SGSO para aeródromos pela ANAC até 2014.
Assessor Especial do Ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República entre 11/2014 e 03/2015. Atuando desde 04/2015 como Diretor do atual Departamento de Investimentos na Secretaria Nacional de Aviação Civil (Ministério da Infraestrutura), com responsabilidade direta sobre as ações relacionadas a implantação e modernização da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil e equipamentos do Programa de Investimentos na Aviação Regional do Governo Federal, bem como do acompanhamento dos investimentos aeroportuários efetuados com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Eduardo Busch, Diretor Executivo – Voepass

Eduardo Busch, Diretor Executivo – Voepass

Título da Palestra: Potencial de desenvolvimento e investimentos no setor

Clique aqui e confira o painel


Eduardo Busch, advogado, iniciou as atividades na VOEPASS em 1995 como estagiário. Entre 1996 e 2002, atuou como advogado da empresa, tendo assumido em 2003 o cargo de Diretor Jurídico. No ano de 2007, assumiu a Diretoria Jurídica e de Novos Negócios, tendo ocupado posteriormente os cargos de Diretor de Planejamento e também de Diretor Financeiro, e em 2011 assumiu a Vice-Presidência Executiva, onde permaneceu até final de 2013. Entre 2014 e 2017 atuou como Assessor da Presidência, tendo assumido no final de 2017 o cargo de Diretor Executivo ocupado até os dias atuais.

Eduardo Sanovicz, Presidente – ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas

Eduardo Sanovicz, Presidente – ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas

Título da Palestra: Líderes comentam o presente

Clique aqui e confira o painel


Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Graduado em história, é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Já atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de marketing e turismo, foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado (2007 a 2011); vice-presidente da ICCA — International Congress & Convention Association (2001 a 2007); presidente da Embratur (2003 a 2006), sendo responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2001 a 2003); diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1997 a 2000); e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos (1993 a 1996).

Filipe Pereira dos Reis, Diretor de Aeroporto, Passageiros, Carga e Segurança, para as Américas – IATA – International Air Transport Association

Filipe Pereira dos Reis, Diretor de Aeroporto, Passageiros, Carga e Segurança, para as Américas – IATA – International Air Transport Association

Título da Palestra: Líderes comentam o presente

Clique aqui e confira o painel


Filipe Pereira dos Reis – IATA – Associação do Transporte Aéreo Internacional
Filipe ingressou na IATA em 2003 como Country Manager para o Brasil. Filipe é bacharel em economia e concluiu seu mestrado em administração na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil, em 2010.
Com mais de 30 anos de experiência no setor de aviação civil, Filipe iniciou sua carreira como trainee na Lufthansa. Depois de chefiar as operações da IATA no Brasil por 10 anos, Filipe ingressou no Escritório Regional da IATA em Miami em 2013 como Diretor de Aeroporto, Passageiros, Carga e Segurança, para as Américas. Entre seus objetivos estão a promoção das agendas de passageiros e cargas da IATA, que incluem projetos para revolucionar a experiência de viagem dos passageiros e a eliminação de papel dos processos de carga por meio da implementação de e-cargo. Com relação aos aeroportos, Filipe coordena as iniciativas da IATA para melhorar a segurança e facilitação, bem como projetos de expansão e modernização de aeroportos. Por fim, Filipe lidera as iniciativas da IATA com aeroportos e órgãos reguladores em relação ao desenvolvimento de marcos regulatórios, regime de tarifação e engajamentos consultativos.

Fernando Villela de Andrade Vianna, Sócio – VPBG – Vella Pugliese Buosi e Guidoni Advogados

Fernando Villela de Andrade Vianna, Sócio – VPBG – Vella Pugliese Buosi e Guidoni Advogados

Título da Palestra: Sustentabilidade econômica do negócio aeroporto

Clique aqui e confira o painel


Sócio da prática de Direito Público, Regulação e Infraestrutura do Vella Pugliese Buosi e Guidoni (VPBG), Master of Laws pela New York University, membro da Comissão de Direito Público da OAB/RJ, Vice-Presidente de Direito Aeroportuário e Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

Flávio Pires, CEO – ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral

Flávio Pires, CEO – ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral

Título da Palestra: Desafios e oportunidades para o setor

Clique aqui e confira o painel


 

Geovane Medina, Head Of Ops Planning, Airport Innovation and Airport Facilities Services BH Airport

Geovane Medina, Head Of Ops Planning, Airport Innovation and Airport Facilities Services BH Airport

Título da Palestra: Projeto Embarque + Seguro 100% digital

Clique aqui e confira o painel


 

Giovani Amianti, CEO – XMobots® – Drones

Giovani Amianti, CEO – XMobots® – Drones

Título da Palestra: Desenvolvimento do negócio da aviação não tripulada no Brasil

Clique aqui e confira o painel


Engenheiro mecatrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Giovani Amianti começou a se interessar por drones em 2004, enquanto finalizava sua graduação. Já idealizando a criação da XMobots, ele ingressou no mestrado da Poli tendo como projeto de pesquisa o desenvolvimento do VANT Apoena 1000B.
Em 2007, Giovani fundou oficialmente a XMobots, empresa que nasceu incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP (Cietec-USP) e que atualmente está sediada na cidade de São Carlos, um dos maiores celeiros tecnológicos do Brasil.
Hoje, Giovani é CEO da companhia, estando à frente de projetos já consagrados no mercado nacional de VANTs, como os drones Nauru 500C, o primeiro VTOL híbrido do mercado brasileiro, Arator 5B, primeiro equipamento para voos acima de 400 pés com aprovação de projeto da ANAC e o Dractor 25A, o primeiro e único drone brasileiro que mapeia e pulveriza; além do já consagrado Echar 20D e outros projetos que transformaram a XMobots na principal empresa brasileira especializada em RPAs.

Giuliano Capucho dos Santos, Superintendente de Engenharia – Infraero Aeroportos

Giuliano Capucho dos Santos, Superintendente de Engenharia – Infraero Aeroportos

Título da Palestra: Segurança, Tecnologia & Automação

Clique aqui e confira o painel


Superintendente de Engenharia na INFRAERO, engenheiro, especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Controle de Tráfego Aéreo pelo Comando da Aeronáutica.
Engineering Superintendent at INFRAERO, engineer, specialist in Project Management and Air Traffic Control.

Gustavo Alberto Teixeira, Diretor de Vendas da Aviação Executiva – Embraer

Gustavo Alberto Teixeira, Diretor de Vendas da Aviação Executiva – Embraer

Título da Palestra: Desafios e oportunidades para o setor

Clique aqui e confira o painel


Gustavo Teixeira é diretor de vendas de jatos executivos da Embraer para o Brasil e Américal Latina
Formado em Eng Mecânica, com Pós-Graduação em Economia e MBA, está na Embraer há 21 anos. Participou no processo de desenvolvimento de várias aeronaves da Embraer, tendo se focado nos últimos 12 anos na área comercial de jatos executivos”.

Héctor Hamada, CEO – Abaeté Linhas Aéreas

Héctor Hamada, CEO – Abaeté Linhas Aéreas

Título da Palestra: Potencial de desenvolvimento e investimentos no setor

Clique aqui e confira o painel


Formado em Contabilidade pela Universidade de Lima, Peru. MBA em Business Management pela UC Irvine, Califórnia. Máster em Direção Estratégica pela EADA, Barcelona, Máster em Finanças pela PUC Centrum, Lima e MBA na FGV do RJ.
Ocupou cargos de liderança na IBM e General Motors na América Latina, foi Consultor no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foi CEO da MAP Linhas Aéreas e atualmente é CEO da Abaeté Linhas Aéreas.

Jamerson Cunha, Co-Founder & Diretor de Operações – Facilit’Air: Soluções por Drones

Jamerson Cunha, Co-Founder & Diretor de Operações – Facilit’Air: Soluções por Drones

Título da Palestra: As low costs e as startups da aviação: experiências brasileira e estrangeira, regulamentação e perspectivas

Clique aqui e confira o painel


M. Eng. Aeronáutica & Manutenção de Sist. Aeronáuticos (PUC/MG), Eng. Mecânico (PUC/MG e BME/Budapeste, Hungria).
+ 10 anos de experiência distribuídos nos mercados de Aviação Civil, Mineração, Energia e Manutenção Industrial. Fundou a Facilit’Air em 2019 e, desde então, é responsável pelas operações da empresa e desenvolvimento de novas soluções utilizando as aeronaves não tripuladas (Drones), otimizando negócios nas indústrias de Agricultura de Precisão, Construção Civil, Energia, Infraestrutura e Mineração.

Jerome Cadier, CEO – LATAM

Jerome Cadier, CEO – LATAM

Título da Palestra: Líderes comentam o antes e depois do COVID-19

Clique aqui e confira o painel


Jerome Cadier é o CEO da LATAM Brasil. Desde 2013, ele está no Grupo LATAM. Em Santiago do Chile, foi Vice-Presidente Sênior de Marketing do Grupo, sendo responsável pelas áreas de comunicação e branding, programa de fidelidade, experiência de viagem, business intelligence e digital para todo o Grupo LATAM.
Anteriormente, o executivo trabalhou para a Whirlpool na área de vendas, tendo sido VP de Marketing e, posteriormente, CEO da companhia para a Oceania. Também atuou por oito anos na McKinsey Brasil.
Jerome é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Northwestern University.

John Rodgerson, Presidente – Azul

John Rodgerson, Presidente – Azul

Título da Palestra: Líderes comentam o presente

Clique aqui e confira o painel


 

Júlio Ribas, CEO – Aeroporto Salvador Bahia – VINCI Airports

Júlio Ribas, CEO – Aeroporto Salvador Bahia – VINCI Airports

Título da Palestra: Oportunidades nas concessões de aeroportos

Clique aqui e confira o painel


Natural do Paraná, Engenheiro Aeronáutico, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e pós graduação na FGV inicialmente atuou como Oficial da Força Aérea, responsável pela manutenção de toda a frota de vários equipamentos da Força Aérea, entre eles os F-5 e Mirage. Seguiu com carreira na área de operações e posteriormente presidência em empresas multinacionais na área de bens de consumo, com passagem pelos Estados Unidos, México, Argentina e Malásia, regressando posteriormente ao setor aeronáutico, tendo presidido a subsidiária brasileira da Swissport e atualmente Diretor Presidente da Concessionária do Aeroporto de Salvador, aeródromo que passou a ser integralmente operado pela empresa VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018.

José Ricardo Botelho, Diretor-executivo e CEO ALTA – Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo

José Ricardo Botelho, Diretor-executivo e CEO ALTA – Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo

Título da Palestra: Líderes comentam o futuro

Clique aqui e confira o painel


Diretor-executivo e CEO ALTA
José Ricardo Botelho é advogado, graduado pela Universidade Católica de Salvador, Brasil, com experiência na aviação civil e no serviço público.
Antes de ingressar na ALTA, em 1º de junho de 2020, José Ricardo atuou por 4 anos como diretor- presidente da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), instituição que, sob sua liderança, atingiu marcos importantes que resultaram no ambiente regulatório atual, eficiente e capaz de proporcionar maior competitividade ao mercado aéreo brasileiro.
Por cerca de 2 anos e meio atuou como Delegado Diplomático Suplente do Brasil na OACI, participando ativamente das modificações do texto da Convenção de Tóquio, especialmente em questões relacionadas à segurança de voo, ao ingresso do Brasil na ICAO Public Key Directory (PKD) e na sistematização do API (Advanced Passenger Information), além de ter trabalhado nas normas contra atos de interferência ilícita (AVSEC) a favor da aviação civil.
José Ricardo possui pós-graduação em Ciências Criminais pela Universidade Jorge Amando e pós- graduação em Gestão de Segurança Pública pela National Police Academy, ambas do Brasil, além de graduação pela FBI National Academy, EUA, e treinamento executivo do National Executive Institute – FBI (NEI) com ciclos na JFK School of Government (Harvard).
José Ricardo é fluente em português, espanhol, inglês e francês.

Lucas Florêncio, Co-Founder – AL DRONES

Lucas Florêncio, Co-Founder – AL DRONES

Título da Palestra: Tendências da Mobilidade Aérea

Clique aqui e confira o painel


Eng. Aeronáutico e MBA, especialista em Certificação de Aeronaves e Aeronavegabilidade.
Atuou em projeto, certificação, manutenção e aeronavegabilidade de aeronaves comerciais da Boeing, Embraer e AIRBUS em diversas linhas aéreas do Brasil e do exterior.
Em 2017, fundou a AL DRONES junto ao sócio André Arruda, atuando na Engenharia e Consultoria para Drones profissionais.
A empresa foi responsável pela primeira Autorização ANAC para voos BVLOS (além do alcance visual do piloto) no país, além de trabalhar ativamente no desenvolvimento e certificação de aeronaves não tripuladas para aplicações como Drone Delivery, multirotores de segurança privada e VTOLs para mapeamento.

Marcelo Bisordi, Diretor de Aeroportos – Socicam

Marcelo Bisordi, Diretor de Aeroportos – Socicam

Título da Palestra: Potencial de desenvolvimento e investimentos no setor

Clique aqui e confira o painel


Formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
MBA em Administração, Economia e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Marcelo atuou em obras na área de Operações pela empresa Gafisa, antes de ingressar no Grupo Camargo Corrêa, em 1986. Começou sua atuação na empresa executando obras e passou a atuar também na área Comercial. Em 1992, ocupou o cargo de gerente da área Comercial de Energia e Infraestrutura. Foi transferido para o Escritório de Brasília, em 2006, onde atuou na direção da área Institucional. Em 2009, assumiu o cargo de diretor comercial de Energia.
Assumiu o cargo de Vice Presidente Institucional em 2011. Assumiu também a Vice Presidência Comercial do Brasil e América Latina a partir de 2015.
Participou da construção de importantes empreendimentos, como: metrô da Avenida Paulista, primeira grande ampliação do Shopping Iguatemi (SP), Porto Primavera, Tucuruí e Serra da Mesa. Participou também da estruturação de negócios como a Concessionária do Estacionamento de Congonhas, primeira concessão na área aeroportuária, Concessão da Nova Dutra e da Ponte Rio Niterói, além da criação da Camargo Corrêa Rodovias (CCR), em 1997. Mais recentemente, participou do processo de captação das obras da Usina de Belo Monte, onde participou como conselheiro no consórcio construtor da Usina.
Atualmente, Ocupa o cargo de Diretor da Divisão Aeroportos do Grupo Socicam desde setembro de 2018. Responsável pela gestão dos aeroportos do Grupo.
Participou da captação dos novos aeroportos de Ilhéus, Vitória da Conquista e do Bloco Centro Oeste de aeroportos (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta), este último, em um leilão da ANAC, Agencia Nacional de Aviação Civil.

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do AirConnected

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do AirConnected

Título da Palestra: Boas-vindas anfitriões

Clique aqui e confira o painel


CEO da Necta e idealizadora do AirConnected. Especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, Parcerias Público-privadas (PPPs) e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras.

Paulo Kakinoff, Presidente – Gol

Paulo Kakinoff, Presidente – Gol

Título da Palestra: Líderes comentam o futuro

Clique aqui e confira o painel


Paulo Sérgio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas em julho de 2012. Por dois anos integrou o Conselho de Administração da Companhia, no qual era membro independente. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, começou sua carreira como estagiário na Volkswagen, aos 17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Diretor Executivo para a América do Sul na matriz (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo neste cargo até junho de 2012. Kakinoff é também membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. e do Grupo Vamos S.A.

Rafael Echevarne, Diretor-geral – ACI-LAC – Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe

Rafael Echevarne, Diretor-geral – ACI-LAC – Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe

Título da Palestra: Líderes comentam o futuro

Clique aqui e confira o painel


Rafael Echevarne é o diretor-geral do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC). Anteriormente, foi CEO do Aeroporto de Montego Bay, Jamaica, e ocupou cargos em organizações internacionais e empresas aeroportuárias na Europa, Australásia e Oriente Médio, tornando-se especialista em regulamentação econômica aeroportuária, privatização e infraestrutura e desenvolvimento de negócios. Rafael é PhD em economia e transporte aéreo pela Cranfield University, no Reino Unido.

Ricardo Catanant, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

Ricardo Catanant, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

Título da Palestra: Líderes comentam o antes e depois do COVID-19

Clique aqui e confira o painel


Diretor da ANAC, advogado, especialista em regulação da aviação civil.

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

Título da Palestra: Boas-vindas anfitriões

Clique aqui e confira o painel


Ricardo Fenelon Jr. – Sócio-Fundador do Fenelon Advogados e idealizador do AirConnected. Advogado, ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e mestre (LL.M.) em Direito Empresarial Internacional e Econômico pela Georgetown University.

Ricardo Fonseca, Diretor de Departamento de Políticas Regulatórias – DPR/SAC – Secretaria de Aviação Civil – MInfra – Ministério da Infraestrutura

Ricardo Fonseca, Diretor de Departamento de Políticas Regulatórias – DPR/SAC – Secretaria de Aviação Civil – MInfra – Ministério da Infraestrutura

Título da Palestra: Oportunidades nas concessões de aeroportos

Clique aqui e confira o painel


“Ricardo Fonseca é economista, com especialização em Compliance e Governança Corporativa, MBA em Finanças e mestrado em Economia. Faz parte da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal, tendo ocupado vários cargos no setor. Desenvolveu trabalhos na área de regulação de acesso a infraestruturas, análises concorrenciais, participação em leilões e estruturação dos blocos aeroportuários nos recentes processos de concessão do setor. Atualmente é Diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil, sendo responsável pela estruturação do programa de concessões aeroportuárias federais e pela adoção de medidas de melhoria do ambiente de negócios dos serviços aéreos domésticos e internacionais no Brasil.”

Roberta Fagundes L. Andreoli, Sócia – Fenelon Advogados

Roberta Fagundes L. Andreoli, Sócia – Fenelon Advogados

Título da Palestra: Desenvolvimento do negócio da aviação não tripulada no Brasil

Clique aqui e confira o painel


Sócia do escritório Fenelon Advogados, especialista em Direito Aeronáutico e Regulatório. Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Direito Civil pela mesma Universidade. Membro efetivo da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB SP. Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico – IBAER. Conselheira Técnica de Direito Aeronáutico e membro do Comitê de Transporte Aeromédico da Associação Brasileira de Operadores Aeromédicos – ABOA. Membro do Comitê de Transporte Aeromédico da Associação Brasileira de Aviação Geral e do Comitê de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Aviação Geral – ABAG.

Rogério Coimbra, Diretor de Assuntos Corporativos – Inframérica

Rogério Coimbra, Diretor de Assuntos Corporativos – Inframérica

Título da Palestra: Sustentabilidade econômica do negócio aeroporto

Clique aqui e confira o painel


Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília, e com pós graduação em Gestão da Aviação Civil também pela UnB, Rogério Coimbra atua há 18 anos no setor de aviação civil. Durante os 15 anos que atuou no governo, foi Gerente de Regulação Econômica da ANAC e Secretário de Política Regulatória da SAC, além de representante do Brasil nos Painéis de Economia de Aeroportos e de Regulação do Transporte Aéreo da ICAO.
Há 3 anos atua como Diretor de Assuntos Corporativos da Inframerica.

Ronei Glanzmann, Secretário Nacional da Secretaria de Aviação Civil – MINFRA – Ministério da Infraestrutura

Ronei Glanzmann, Secretário Nacional da Secretaria de Aviação Civil – MINFRA – Ministério da Infraestrutura

Título da Palestra: Líderes comentam o antes e depois da COVID-19

Clique aqui e confira o painel


Ronei Glanzmann é economista do Banco Central do Brasil, pós-graduado em Análise Macroeconômica e MBA em Mercado de Capitais. Entre 2006 e 2011 trabalhou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela Gerência de Acompanhamento de Mercado, e representou o Brasil no Painel de Estatística da OACI.
Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Brasília e integrou a Comissão de Especialistas do Senado Federal para Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).
Desde 2011 na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), chefiou o Departamento de Outorgas e Patrimônio (2011/2017) e o Departamento de Políticas Regulatórias (2017-2019), liderando o programa de concessões aeroportuárias e foi Membro do Conselho de Administração do Aeroporto de Guarulhos (2019-2020).
Desde 2019 atua como Presidente do Conselho de Administração da Infraero, e, recentemente, foi indicado para compor o Conselho de Administração do Aeroporto de Viracopos. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Nacional de Aviação Civil, no Ministério da Infraestrutura.

Samuel Salomão, Founder, President & Chief Product Officer – Speedbird Aero

Samuel Salomão, Founder, President & Chief Product Officer – Speedbird Aero

Título da Palestra: Desenvolvimento do negócio da aviação não tripulada no Brasil

Clique aqui e confira o painel


Após 8 anos criando e desenvolvendo sistemas de telemedicina excepcionais, decidi dar um passo à frente e comecei a Speedbird Aero (anteriormente SMX) – uma empresa aeroespacial e de engenharia de software especializada no desenvolvimento de sistemas de veículos aéreos não tripulados (UAS) para o transporte e entrega de produtos, medicamentos, amostras de laboratório e outros suprimentos.
No que diz respeito à telemedicina, ela oferece uma experiência rica para o paciente. Por meio de câmeras especiais, videoconferência e tecnologias de telecomunicações, a consulta virtual com o médico pode ser agradável, principalmente para quem mora em áreas rurais e remotas.
Veículos não tripulados, comumente conhecidos como drones, podem aprimorar a prática da Telemedicina. Além disso, os drones estão modernizando o setor de saúde! Eles estão transportando e entregando sangue, em breve os órgãos humanos também serão entregues por drones. Os drones são mais seguros, disponíveis em um prazo mais curto e definitivamente mais baratos do que outros meios de transporte

Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro – Ministério da Infraestrutura

Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro – Ministério da Infraestrutura

Título da Palestra: Keynote Speaker

Clique aqui e confira o painel


Tarcísio Gomes de Freitas tem 45 anos, é casado, pais de dois filhos e engenheiro civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com especialização em Gerenciamento de Projetos. Antes disso, formou-se em Engenharia de Construção pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Servidor público de carreira vinculado à Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2014, Tarcísio foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão nas Nações Unidas para Estabilização do Haiti; coordenador-geral de auditoria da área de transportes da Controladoria Geral da União (CGU); e secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Assumiu o Ministério da Infraestrutura em janeiro de 2019, tendo como foco o programa de desestatização de ativos de infraestrutura, a retomada de obras públicas inacabadas, além do fortalecimento da regulação e da melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimento privado no setor. Desde então já foram concedidos 70 ativos para a iniciativa privada, com a contratação de mais de R$ 70 bilhões em investimento privado para os próximos anos, além da entrega de mais de 150 obras públicas em todos os estados do Brasil.

Tiago Sousa Pereira, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

Tiago Sousa Pereira, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

Título da Palestra: Sustentabilidade econômica do negócio aeroporto

Clique aqui e confira o painel


Tiago Sousa Pereira é atualmente Diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atuou como Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC, área responsável por conduzir os processos de licitação de concessão de aeroportos federais e por supervisionar esses contratos de concessão. Antes, na ANAC, ocupou outros cargos, como Superintendente da Superintendência de Planejamento Institucional e Assessor do Diretor Presidente. Também trabalhou no Banco Central do Brasil e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É funcionário público de carreira como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Executivo Governamental), do Ministério da Economia, e Professor da Graduação em Administração Pública do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). Tiago Sousa Pereira é Economista, com mestrado na Universidade de Brasília, onde atualmente cursa Doutorado.