• Português
AirConnected
  • Airconnected
    • Por que AirConnected?
    • Nossa história com a aviação
    • Organização e contato
  • Eventos
    • Evento Nacional
      • Inscrições e Programação
      • Call for papers
      • Perguntas frequentes
    • Séries
      • Concessões de Aeroportos
    • Agenda 2021
    • Realizados em 2020
  • Rodadas de Conexões e Negócios
  • Patrocínio
    • Patrocinadores
    • Por que patrocinar?
    • Público alvo
    • Setores em exposição
  • Media Center
    • Código de ética
    • Apoios
    • Clipping
    • Newsletter
    • Credenciamento imprensa
    • Releases
    • Organização e contato
  • Portal
Escolha uma Página

INSCREVA-SE

PROGRAMAÇÃO

  • CONTEXTUALIZAÇÃO
  • 14/04
  • 28/04
  • 12/05
  • PALESTRANTES

Contextualização

 

A Série Especial Oportunidades em Concessões de Aeroportos irá discutir as oportunidades de concessões no País, já que o setor continuará a ser nos próximos dois anos um dos principais mercados de infraestrutura no Brasil para investimentos do setor privado, levando em consideração que o país tem a maior carteira de ativos do mundo, com mais de 40 aeroportos que serão ofertados aos investidores ao longo dos próximos semestres.

A série discutirá as oportunidades das 6ª e 7ª rodadas de concessões, além das relicitações dos aeroportos de São Gonçalo do Amarante e Viracopos. Na 6ª rodada serão ofertados 22 aeroportos à iniciativa privada divididos em blocos denominados Sul, Central e Norte. Juntos, os 22 aeroportos que serão concedidos processam cerca de 23,3 milhões de passageiros e correspondem a aproximadamente 11,1% do mercado nacional. 

Já a 7ª rodada de concessão de aeroportos terá 16 terminais divididos nos blocos RJ-MG,  SP–MS e Bloco Norte incluindo os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, e outros 8 aeroportos regionais do Amazonas que serão objeto de uma PPP, a primeira aeroportuária a ser realizada pelo Governo Federal.

Além das concessões dos aeroportos federais, os governos estaduais também estão trabalhando para atrair o setor privado para 44 ativos aeroportuários nos Estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo que este último terá a maior oferta, serão 22 aeroportos paulistanos incluídos no projeto de concessões do Governo do Estado de São Paulo neste ano.

A Série Especial Oportunidades em Concessões de Aeroportos discute ainda a evolução das relações público-privadas e a regulação dos serviços aeroportuários, centralizando o usuário na experiência do transporte aéreo, e estimulando a eficiência e o desempenho como vetores de otimização. Além disso, traz novas reflexões sobre como a pandemia e a disrupção tecnológica tiveram impacto na prestação deste serviço.

14/04
Bloco 2

 

OPORTUNIDADES NAS CONCESSÕES DE AEROPORTOS ESTADUAIS NO BRASIL


Questões a serem abordadas:

– Estruturação de projetos de concessões de aeroportos regionais

– Desafios e oportunidades das concessões dos aeroportos regionais

– Investimentos nos aeroportos regionais para integração e desenvolvimento econômico dessas regiões.

09h00 às 11h00

APRESENTAÇÕES BLOCO 2


Fernando Marcato, Secretário SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade – Governo do Estado de Minas Gerais

 

Leonardo Busatto, Secretário extraordinário de Parcerias – Secretaria Extraordinária de Parcerias – Rio Grande do Sul

 

Ramiro Zinder, Secretário Executivo de PPPs – SCPar

 

 

Rodrigo Barata, Diretor de Assuntos Institucionais – ARTESP

 

 

Eduardo Bernardi, Diretor de investimentos – Secretaria Nacional de Aviação Civil

 

10h15 às 11h00

DEBATE ENTRE OS PARTICIPANTES


Debatedores:

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

 


Thiago Nykiel, CEO – INFRAWAY Engenharia

28/04
Bloco 3

 

VENCEDORES DA SEXTA RODADA DE CONCESSÕES: EXPECTATIVAS PARA OS AEROPORTOS CONCEDIDOS


Questões a serem abordadas:

– Qual a  visão da companhia sobre a recuperação/retomada do transporte aéreo doméstico e internacional no Brasil e no mundo?

– Quais oportunidades em cada um dos blocos de aeroportos que as futuras concessionárias poderão se beneficiar?
– Plano de negócios para os aeroportos concedidos: modelagem pós-pandemia

– Evolução das tecnologias nos terminais aeroportuários impulsionadas pelo aumento da automação, experiência do passageiro e eficiência operacional. 

09h10 às 11h00

APRESENTAÇÕES BLOCO 3


Júlio Ribas, CEO – Vinci Airports*

Cristiane Gomes, CEO – CCR Aeroportos*

Ricardo Fonseca, Diretor de Políticas Regulatórias – SAC – Secretaria Nacional de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura

 

Rafael José Botelho Faria, Diretor – ANAC*

 

10h00 às 11h00

DEBATE ENTRE OS PARTICIPANTES


Debatedores:

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

 


Thiago Nykiel, CEO – INFRAWAY Engenharia

12/05
Bloco 4

 

EVOLUÇÃO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE AEROPORTOS NO BRASIL E IMPACTOS DA PANDEMIA


Questões a serem abordadas:

– Histórico das concessões e principais obstáculos encontrados.

– Impacto da pandemia sobre os contratos de concessão de aeroportos. Discussão dos reequilíbrios contratuais.

– Sustentabilidade econômica do negócio aeroporto no cenário futuro: qual a previsão da recuperação da demanda nos aeroportos operados por cada companhia?

– Qual a percepção das companhias sobre o pós-pandemia? 

– Há alguma preocupação sobre a mudança de hábitos pós-pandemia e como a companhia está se preparando para esse novo contexto?

09h10 às 11h00

APRESENTAÇÕES BLOCO 4


Gustavo Figueiredo, CEO – GRU Airport*

Jorge Arruda, CEO – Inframérica

 

 

Ricardo Gesse, CEO – Zurich Airport Brasil

 

 

Juliano Noman, Presidente – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

 

10h00 às 11h00

DEBATE ENTRE OS PARTICIPANTES


Debatedores:

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

 


Thiago Nykiel, CEO – INFRAWAY Engenharia

Ana Cândida de Mello Carvalho

Ana Cândida de Mello Carvalho

“Sua experiência envolve uma variedade de temas de direito administrativo e regulação, como licitações, concessão de serviços públicos e parcerias público-privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista. Ela também participou de projetos relevantes de infraestrutura relacionados aos setores de aeroportos, portos, ferrovias, saneamento básico, iluminação pública, etc.
Ana é co-fundadora do Infra Women Brazil, professora do MBA PPPs da FESPSP e London School of Economics, além de professora convidada do curso de pós-graduação em infraestrutura da FGV/SP – Educação Executiva.”

Eduardo Bernardi

Eduardo Bernardi

Natural de Porto Alegre/RS, Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, cursando Advanced Master em Gestão de Navegação Aérea (in company), trilha Aeroportos, na ENAC – Escola Nacional de Aviação Civil da França.
Especialista em Regulação da Aviação Civil na ANAC a partir de 2008. Gerente da Gerência Técnica de Resposta à Emergência Aeroportuária (GTRE) entre 03/2012 e 11/2014, com atuação direta na consolidação da base regulatória do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária e do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional para aeródromos. Membro brasileiro no Grupo de Trabalho de Resgate e Combate a Incêndio (RFFWG) e no Painel de Aeródromos (AP) da OACI entre 2011 e 2014. Instrutor em resposta à emergência aeroportuária e SGSO para aeródromos pela ANAC até 2014.
Conselheiro do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), representando os interesses da SAC/PR, entre 2015 e 2018. Conselheiro Fiscal da INFRAERO (abr/2016 a mar/2017 e nov/2020 até hoje).
Assessor Especial do Ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República entre 11/2014 e 03/2015. Atuando desde 04/2015 como Diretor do atual Departamento de Investimentos na Secretaria Nacional de Aviação Civil (Ministério da Infraestrutura), com responsabilidade direta sobre as ações relacionadas a implantação e modernização da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil e equipamentos do Programa de Investimentos na Aviação Regional do Governo Federal, bem como do acompanhamento dos investimentos aeroportuários efetuados com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Fernando Marcato

Fernando Marcato

Fernando Marcato é especialista na estruturação de projetos de infraestrutura no Brasil e no exterior, área em que atua há 12 anos; professor da FGV Direito SP e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris. Marcato foi secretário executivo de Novos Negócios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entre 2008 e 2011.

Jorge Arruda

Jorge Arruda

Jorge Arruda ingressou no grupo Corporacion America em 2014 e é atualmente Chefe de Finanças Corporativas e M&A do grupo, e CEO da Inframerica Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em banco de investimento, mais recentemente na Nomura atuando como CEO e Chefe de Banco de Investimento na América Latina.

Juliano Noman

Juliano Noman

Nomeado diretor em 12 de abril de 2016, Juliano Noman é o atual Diretor-Presidente da ANAC.
É Especialista em Regulação da Aviação Civil, foi secretário de Aeroportos (2011-2013) e de Navegação Aérea Civil (2013-2016) na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR). Na ANAC, foi Gerente de Acompanhamento de Mercado e assessor especial da Diretoria de Serviços Aéreos de 2006 a 2008, quando se tornou servidor efetivo da Agência.
De 2008 a 2011 foi Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado (antiga SRE). Graduado em Ciências Econômicas (UnB), realizou curso de extensão em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi nomeado em 4 de novembro de 2020 para exercer o cargo de Diretor-Presidente da ANAC, com mandato até 19 de março de 2025.

 

 

 

 

Leonardo Busatto

Leonardo Busatto

Economista graduado com Láurea Acadêmica outorgada pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem trajetória de quase 15 anos no serviço público.
Em 2006, ingressou na Secretaria Estadual de Planejamento. No ano seguinte foi admitido em concurso público como auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda. Em 2015 e 2016, atuou como subsecretário do Tesouro do Estado. Antes de voltar ao Executivo estadual, foi secretário da Fazenda de Porto Alegre de janeiro de 2017 até abril de 2020, quando passou a ser assessor do secretário da Fazenda do RS.
Tem pós-graduação pela Ufrgs (Especialista em Administração Pública Eficaz) e pela George Washington University (Theory and Operation of a Modern National Economy).
Atualmente é Secretário Extraordinário de Parcerias do Estado do Rio Grande do Sul, desde janeiro de 2021.

 

Ramiro Zinder

Ramiro Zinder

Ramiro Zinder: Secretário Executivo de Parcerias Público-Privadas da SCPar, é chefe da Unidade de PPP do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC). Mestre e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Certified PPP Professional (CP³P-F) pela APMG/PPIAF e 5CM Certified pela IPA/UK. Foi Diretor de Desestatização e membro do Conselho Gestor de PPPs e Concessões da Prefeitura de Florianópolis entre 2017 e 2019. Foi presidente do Comitê Gestor de PPPs e Concessões do município de Laguna/SC e membro do Conselho Gestor de PPPs e Concessões do município de Camboriú/SC. Instrutor e palestrante em cursos e eventos regionais de desestatização.

Ricardo Fenelon

Ricardo Fenelon

Sócio do FENELON ADVOGADOS. Advogado especialista em aviação, infraestrutura e regulação. Ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), professor de Direito Aeronáutico no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (IBAER). Mestre (LL.M.) em Direito Empresarial Internacional e Econômico pela Georgetown University.

Ricardo Fonseca

Ricardo Fonseca

Ricardo Fonseca é economista, com especialização em Compliance e Governança Corporativa, MBA em Finanças e mestrado em Economia. Faz parte da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal, tendo ocupado vários cargos no setor. Desenvolveu trabalhos na área de regulação de acesso a infraestruturas, análises concorrenciais, participação em leilões e estruturação dos blocos aeroportuários nos recentes processos de concessão do setor. Atualmente é Diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil, sendo responsável pela estruturação do programa de concessões aeroportuárias federais e pela adoção de medidas de melhoria do ambiente de negócios dos serviços aéreos domésticos e internacionais no Brasil.

Ricardo Gesse

Ricardo Gesse

O executivo Ricardo Gesse é CEO da Zurich Airport Brasil, empresa que tem 100% da concessão dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória.
Gesse tem uma longa experiência no setor de aviação. Ocupou posições de liderança em companhias aéreas e aeroportos. Em Florianópolis, foi Diretor de Operações, desde o início da administração privada do aeroporto, em janeiro de 2018, até dezembro de 2019, quando se tornou Diretor Geral. No período, foi responsável pelo complexo processo de transferência operacional do antigo para o novo terminal internacional de passageiros da Capital catarinense. Em 2020, liderou a unificação da gestão dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória. É formado em Economia, com especializações na área de Marketing, Gestão de Qualidade e Processos.

Rodrigo Barata

Rodrigo Barata

Coordenador de Estruturação de Projetos e líder dos projetos de Concessões de Aeroportos e Lote A: Litoral Paulista na Subsecretaria de Parcerias da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Mestre em Direito do Estado pela USP, advogado, com mais de 10 anos de experiência em projetos de infraestrutura de concessões e PPPs.

Ronei Glanzmann

Ronei Glanzmann

Ronei Glanzmann é economista do Banco Central do Brasil, pós-graduado em Análise Macroeconômica e MBA em Mercado de Capitais. Entre 2006 e 2011 trabalhou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela Gerência de Acompanhamento de Mercado, e representou o Brasil no Painel de Estatística da OACI. Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Brasília e integrou a Comissão de Especialistas do Senado Federal para Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).
Desde 2011 na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), chefiou o Departamento de Outorgas e Patrimônio (2011/2017) e o Departamento de Políticas Regulatórias (2017-2019), liderando o programa de concessões aeroportuárias e foi Membro do Conselho de Administração do Aeroporto de Guarulhos (2019-2020). Desde 2019 atua como Presidente do Conselho de Administração da Infraero, e, recentemente, foi indicado para compor o Conselho de Administração do Aeroporto de . Atualmente ocupa o cargo de Secretário Nacional de Aviação Civil, no Ministério da Infraestrutura.

 

Thiago Nykiel

Thiago Nykiel

Thiago é CEO e especialista em projetos de infraestrutura aeroportuária, geotecnia e pavimentação aeroportuária, tem mais de nove anos de experiência em projetos de infraestrutura e tem trabalhado em diversos projetos de aeroportos durante este período além de ser responsável pelo desenvolvimento comercial e pelos departamentos administrativo e financeiro da empresa.

 

Tiago Sousa Pereira

Tiago Sousa Pereira

Tiago Sousa Pereira é atualmente Diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atuou como Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC, área responsável por conduzir os processos de licitação de concessão de aeroportos federais e por supervisionar esses contratos de concessão. Antes, na ANAC, ocupou outros cargos, como Superintendente da Superintendência de Planejamento Institucional e Assessor do Diretor Presidente. Também trabalhou no Banco Central do Brasil e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É funcionário público de carreira como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Executivo Governamental), do Ministério da Economia, e Professor da Graduação em Administração Pública do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). Tiago Sousa Pereira é Economista, com mestrado na Universidade de Brasília, onde atualmente cursa Doutorado.

BLOCOS REALIZADOS

Patrocínio Bronze

Apoio Internacional

Apoio Institucional

Realização

Eventos Paralelos

  • Inscrição e Programação
    • Inscrições
    • Eventos Online
      • Realizados 2020
      • Agenda 2021
    • Evento Nacional
      • Realizado 2020
      • Agenda 2021
  • Airconnected
    • Por que AirConnected?
    • Nossa história com a aviação
    • Call for papers
    • Organização e contato
  • RDC&N
  • Patrocínio
    • Patrocinadores
    • Por que patrocinar?
    • Público alvo
    • Setores em exposição
  • Media Center
    • Perguntas frequentes
    • Código de ética
    • Apoios
    • Clipping
    • Newsletter
    • Credenciamento imprensa
    • Releases
    • Organização e contato
  • Portal