[:br]Exemplo em operação, Aeroporto de Brasília, administrado pela Inframerica, fechou o primeiro mês do ano com aumento de 11% no fluxo de passageiros nacionais. Rendimento ultrapassa média prevista pela ANEAA e salienta importância da combinação investimentos e gestão.

A modernização e a adoção de processos de melhoria para atender à crescente demanda no fluxo de passageiros são essenciais para que os complexos aeroportuários mantenham uma taxa de crescimento compatível com sua movimentação. Para medir o nível de excelência operacional, a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA) trabalha com indicadores de qualidade e serviços previstos nos contratos de concessão.

“Estamos seguros dos resultados e de que os futuros investimentos elevarão o patamar de modernidade dos novos terminais”, pontua o presidente da ANEAA, Jorge Jardim, que acrescenta: “Realizamos essa tarefa com o envolvimento e comprometimento das autoridades aeroportuárias e agora debatemos a necessidade da definição de indicadores de qualidade para os demais entes que operam na cadeia aeroportuária e na manutenção do modelo regulatório que foi estabelecido”.

Jardim participará da abertura do seminário Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos, no dia 24 de março, em Brasília, na qual abordará como organizações do setor estão se organizando para atingir a excelência operacional com planos consistentes e confiáveis. No dia seguinte, será a vez do presidente da Inframerica, Alysson Paolinelli, apontar quais fatores devem ser considerados no desenvolvimento de aeroportos internacionais e de conexão.

Brasília — Administrado pela Inframerica, o Aeroporto de Brasília é um exemplo, e será neste ano o anfitrião da Airport Infra Expo & Aviation Expo. Os mais de 18 milhões de passageiros (10% a mais que o montante de 2013) fizeram do aeroporto o segundo maior do país e o terceiro em movimentação internacional, consolidando-o como um dos maiores hubs domésticos do Brasil em 2014. De acordo com o presidente da Inframerica, Alysson Paolinelli, “cerca de 180 mil aeronaves pousaram e decolaram, o que representa uma média de 500 movimentos aéreos por dia. É o aeroporto com maior capacidade de pista do país”, aponta Paolinelli, que também destaca que a “intenção é ser reconhecido como o melhor aeroporto em serviço, atendimento ao cliente e infraestrutura de referência, trazendo novas oportunidades, destinos e rotas para os usuários em 2015”.

“O fato do complexo de Brasília ser concessionado permitiu que os investimentos realizados aumentassem a capacidade do sistema de pista de 44 movimentos/hora para 52 movimentos/hora. O terminal tornou-se o aeroporto com maior capacidade de pista do Brasil, podendo realizar um voo a cada um minuto e nove segundos, aproximadamente”, avalia o presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Jorge Jardim. Com mais 25 anos de concessão pela frente, a Inframerica pretende realizar mais obras de adequação e fortalecer vôos internacionais.

Crescimento – O Terminal de Brasília começou 2015 atingindo novos recordes. Segundo a Inframerica, 1,78 milhão de pessoas utilizaram o terminal brasiliense para embarcar, desembarcar ou se conectar com outras cidades em janeiro. O número é 12,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Já a movimentação internacional fechou o período com 35% de incremento, somando 63 mil passageiros.

A média anual de crescimento dos aeroportos é de 9% e a expectativa é que esse patamar fique estável ou aumente. “As novas infraestruturas e futuras ampliações vão elevar a capacidade dos aeroportos concedidos, que hoje atendem juntos cerca de 130 milhões de passageiros por ano. Ao longo do período de concessões, serão pagos R$ 45,3 bilhões de outorgas e serão investidos aproximadamente R$ 28,5 bilhões nos seis aeroportos concedidos”, finaliza o presidente da ANEAA.

Sobre a AIE Gestão 2015
A AIE 2015 – Gestão de Aeroportos reunirá as principais autoridades aeroportuárias, representantes de entidades e empresas aéreas e especialistas do setor para debater sobre questões como a regulação técnica, planejamento do controle de tráfego aéreo, construção de aeroportos, operação e manutenção das instalações, estruturas de safety e security, transporte de cargas e recursos humanos para operação aeroportuária. O seminário, organizado pela Sator, acontece nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.  As inscrições podem ser feitas pelo site https://airconnected.com.br/

Sobre a Sator
Empresa de comunicação e eventos, a Sator tem a missão de estabelecer a conexão e o intercâmbio entre pessoas, grupos e organizações para fomentar os mercados e desenvolver plataformas de negócios e conteúdo com abordagem inovadora e inteligente. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008)

Assessoria de Imprensa – AIE Gestão 2015
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
Tel: (11) 3230-7434 / (13) 3304-7437 / 3304-7438
www.conteudoempresarial.com.br

Atendimento à imprensa
Michele Carvalho –
Skype: conteudo.empresarial3

Valeria Bursztein –
Skype: vbursztein[:]