[:br]Entre as premissas da atuação da ABRASET está promover a segurança, a qualidade e a tecnologia para o segmento aeroportuário no País. Executivos da entidade estarão à disposição da imprensa durante evento

Na ocasião da realização da principal feira de infraestrutura aeroportuária e aviação civil da América do Sul, a Airport Infra Expo/ Aviation Expo, a cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços do setor organiza-se e lança a ABRASET – Associação Brasileira de Fornecedores de Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Aeroportos. O evento acontece de 17 a 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O acontecimento coincide com um particular momento dos aeroportos nacionais pós concessão à iniciativa privada e a convivência com a estrutura pública e sua particular dinâmica. Munidos dos recursos e da autonomia dos operadores aeroportuários privados e do comprometimento dos órgãos públicos intervenientes, os aeroportos brasileiros passaram com êxito pelo maior desafio dos últimos tempos: a realização da Copa do Mundo. Os complexos aeroportuários do pais deram conta do aumento do volume de passageiros e de aeronaves que transitaram nos 30 dias de competição, enterrando as expectativas mais pessimistas.

Associação – É neste cenário que nasce a ABRASET, que definiu por objetivos promover a segurança, a qualidade e a tecnologia como parâmetros prioritários para esse segmento no País. Entre as metas da associação está a definição de indicadores de qualidade que garantam padrões mínimos de confiabilidade por meio do uso de tecnologia de ponta para a prestação de serviços e equipamentos voltados à infraestrutura aeroportuária.
Para o presidente da associação, Jorge Eduardo Leal Medeiros, engenheiro aeronáutico e professor da USP, o momento é ideal para o início das operações da ABRASET, uma vez que o setor de transporte aéreo e a cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços que o abastece estão extremamente competitivos, intensificando-se na medida do aumento da demanda, que triplicou na última década. “Esta nova demanda gerou uma urgência na ampliação de aeroportos homologados no Brasil”, diz Leal.

De acordo com o presidente da ABRASET, o intenso crescimento da demanda nos últimos anos gerou a necessidade de investimentos nos aeroportos brasileiros, incluindo aqueles que permitirão aumentar a capilaridade do transporte aéreo de forma a ampliar o número de cidades atendidas. Leal indica que o interesse econômico em aeroportos é demonstrado pelo montante de recursos disponível para investimentos: R$ 44 bilhões de outorga dos cinco complexos concedidos e R$ 7,3 bilhões de investimentos previstos no Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal, reservados para os 270 aeroportos regionais. “Isto retrata a importância dos aeroportos e a necessidade de assegurar-lhes condições de operações eficientes e flexíveis e, acima de tudo, seguras”, explica Leal.

Pessoas físicas e jurídicas da cadeia de fornecedores dos aeroportos podem se associar à ABRASET e a associação escolheu o encontro do setor promovido pela Airport Infra Expo/Aviation para celebrar o início da sua atuação. “O lançamento oficial da associação acontece durante a Airport Infra Expo/Aviation Expo, em São Paulo para que possamos nos apresentar publicamente e mostrar ao mercado nossas propostas, como promover a união e a identidade da cadeia de fornecedores para aeroportos com as entidades a ela associadas para elevação da imagem pública e fortalecimento da interlocução do setor representado no cenário nacional”, destaca Jorge Leal.

 Repercussão
Segundo Carlos Augusto Roma, diretor da empresa de equipamentos Rucker, a ABRASET foi criada acompanhando a intensa modernização da aviação brasileira. “Dessa maneira, pode-se trabalhar junto a gestões privadas e junto ao governo para que se obtenham produtos e serviços de classe mundial, e que sejam realmente pensados para uso no País, para que se aumente a segurança das operações, e a disponibilidade e a produtividades de uso dos aeroportos em geral, com o menor custo de operação possível”, enfatiza Roma.

Na visão de Andrea Della Bianca, diretor executivo da Cavotec, a fundação da ABRASET marca um importante evento para a cadeia de fornecedores dos aeroportos, já que permite um intercâmbio de ideias entre empresas que, sem a existência da associação, não teriam a possibilidade de se relacionar de forma direta e genuína em um ambiente livre de interesses comerciais. “O resultado desse intercâmbio será a modernização dos padrões das operações aeroportuárias no Brasil, bem como a economia e a melhora da qualidade dos produtos e serviços nos aeroportos. Além dos aeroportos, companhias aéreas e operadores serão os passageiros seus principais beneficiários, que ganharão em confiabilidade, conforto e segurança”, define Della Bianca.

O presidente da ABRASET e seus diretores estarão à disposição da imprensa durante os dias de realização da Airport Infra Expo/Aviation Expo.

Sobre a Airport Infra Expo & Aviation Expo
A Airport Infra Expo & Aviation Expo – Feira internacional de infraestrutura aeroportuária e da indústria da aviação comercial será realizada pelo quarto ano consecutivo, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, idealizado e organizado pela Sator Eventos, deve reunir 120 empresas expositoras em 2014 e expectativa dos organizadores é superar os 4.500 visitantes. Simultaneamente ao evento acontecem também seminários e workshops relacionados ao à infraestrutura aeroportuária e da indústria da aviação.

Sobre a Sator
Empresa de comunicação e eventos, a Sator tem a missão de oferecer soluções empreendedoras, conscientes e transformadoras para organizações e pessoas comprometidas com atitudes que garantam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e socioambiental. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008).[:]