[:br] 

Mais de 200 aeroportos foram classificados por meio de indicadores de localização, financeiros e legislatórios; o ranking será apresentado na sexta edição do Airport Infra Expo

 

Apesar da recessão vivida pelo Brasil no último ano, o setor aeroportuário apresentou crescimento, contribuindo com cerca de 1,5% do PIB brasileiro. As empresas aéreas transportaram mais de 120 milhões de passageiros em 2014 e mais de 1,3 toneladas de cargas para o exterior anualmente. O setor também recebeu quase R$ 7 bilhões em investimento do setor privado com as concessões de seis aeroportos brasileiros.

Diversos municípios possuem aeroportos com potencial de se desenvolverem, mas não possuem subsídio necessário para investir em reformas para atender mais passageiros e companhias aéreas. Uma solução para este impasse é a gestão dos aeroportos pelos municípios e empresas privadas por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas).

Consolidado como um dos maiores eventos de infraestrutura aeroportuária da América Latina, o Airport Infra Expo apresentará em sua sexta edição um Ranking, feito em parceria com a Urban Systems e a Radar PPP, que apresenta 50 dos aeroportos que possuem maior potencial de desenvolvimento por meio de PPPs.

Para chegar ao resultado do ranking, foram analisados indicadores como a receita corrente líquida do município ao qual o aeroporto estava inserido, levando em consideração que apenas 5% da receita líquida podem ser destinados à PPPs; também foi importante para os pesquisadores levarem em consideração municípios que já possuem leis de regulamentação de PPPs e o status destes aeroportos perante a Secretaria de Aviação Civil.

“O Ranking é uma ferramenta importante para encontrar alternativas de crescimento do setor aeroportuário em um período o qual não há previsão de investimento por parte do setor público” pontua Thomaz Assumpção, Presidente da Urban Systems.

Bruno Pereira, sócio da Radar PPP, afirma que “utilizar PPPs para expansão dos aeroportos também trará benefícios para o desenvolvimento dos municípios em que os aeroportos estão inseridos”.

A sexta edição do Airport Infra Expo acontecerá no dia 14 de abril de 2016, no centro de convenções Brasil 21, em Brasília. O tema principal do evento é o desenvolvimento sustentável do setor aeroportuário brasileiro e reunirá autoridades e companhias para traçar um panorama atual e futuro de crescimento do setor.

As inscrições podem ser realizadas no site:

http://www.inscricoes.sators.com.br/index.php/pt/eventos/airport-infra-expo-2016

Sobre a Sator: A Sator foi criada em 2005 como uma empresa de produção de eventos, passou a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava e, mais recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Connected Smart Cities (desde 2015) e o International Brazil Air Show (programado para 2017).

 

Departamento de Comunicação – Sator Eventos

+55 (11) 3032-5633 | +55 (11) 3812-3840

Atendimento à imprensa

Andressa Rodrigues

[:]