[:br]Expansão das ESATAS no País é destaque em Seminário inédito que discutirá o papel das empresas de apoio em solo na aviação brasileira

A projeção de crescimento para o setor de serviços de assistência de pista, também conhecido como ground handling, pode chegar a 3,4% este ano no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata), o que indica que o setor está em constante desenvolvimento. Projetos e iniciativas para atender às demandas e beneficiar a expansão deste segmento estão na programação da 1ª edição do Seminário Luggage, Handling & Catering, evento inédito realizado pela Sator em parceria com a Abesata. O encontro abordará o papel das empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo, chamadas de ESATAS.

“As empresas de ground handling são muito importantes e têm um papel fundamental para a indústria da aviação, uma vez que a sinergia entre toda a cadeia reflete positivamente qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros. Porém é preciso aumentar o desempenho operacional para adquirir mais eficiência nesta atividade. O Seminário Luggage, Handling e Catering tem o compromisso de trazer à tona questões deste universo para que todos os envolvidos possam refletir sobre as principais necessidades e desafios que o setor tem pela frente”, explica a diretora da Sator Eventos, organizadora do Seminário, Paula Faria.

A padronização dos procedimentos realizados pelos serviços auxiliares de transporte aéreo em solo, por exemplo, é uma das operações que tem sido acompanhada pela Abesata e demais órgãos da aviação para facilitar o funcionamento, aumentar a eficiência e a segurança das operações em solo.

“Graças ao auxílio dos demais elos do sistema de aviação civil, a Abesata tornou-se a entidade representativa de direito e de fato do segmento de Serviços Auxiliares, o que elevou a nossa responsabilidade em assuntos inerentes à bagagem, carga aérea, rampa, higienização, proteção ou comissaria de bordo. Diante deste cenário, nossa responsabilidade é contribuir para o sucesso do Seminário e para os caminhos promissores da infraestrutura aeronáutica. A parceria com a Sator irá potencializar o crescimento do transporte aéreo no Brasil”, destaca o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata), Ricardo Miguel.

As ESATAS estão presentes em 70% das operações da aviação comercial, seja na realização de serviços operacionais – como abastecimento de água, catering, carregamento de bagagem -, serviços de proteção, serviços de emergência e serviços comerciais. Atualmente, existem 211 companhias de ESATAS no Brasil, sendo que a maior parte, 147 companhias, se concentra na prestação de serviços operacionais para as empresas aéreas regulares. Muitas também realizam serviços como atendimento de aeronaves (60), limpeza de aeronaves (50), movimentação de carga (50), atendimento e controle de embarque de passageiros (38), entre outros.

Programação – As inscrições são gratuitas e o Seminário acontece no dia 15 de julho, das 9h às 18h30, no Marriott Hotel, em Guarulhos, São Paulo. Serão apresentados quatro painéis que abordarão os temas: “Serviços de transporte aéreo no Brasil: panorama atual do setor e perspectivas para o futuro em um cenário de demanda e exigências crescentes”; “Planejamento, soluções e automação para o acompanhamento dos processos de turnaround das aeronaves com mais agilidade e eficiência”;  “O manuseio incorreto da bagagem custa para a indústria de transporte aéreo US$ 2,9 bilhões por ano. Como atingir a eficiência na operação diária de forma a reduzir custos, garantir agilidade, segurança e conforto ao passageiro” e “A operação de Ground Handling: Desafios para o desenvolvimento do segmento no Brasil”.

As palestras contam com a participação de representantes e especialistas de órgãos, empresas e entidades do setor como o superintendente de regulação econômica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Catanant; o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata), Ricardo Aparecido Miguel; o Ceo da Smiths Detection, Danilo Dias; o mestre e doutor da USP, Nelson Mannrich; o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho; entre outros.

Mais informações sobre a grade de programação e formulário para inscrições no site https://airconnected.com.br.

Sobre o Seminário Luggage, Handling & Catering
O seminário faz parte da agenda Airport Infra Expo 2015 e é direcionado às empresas do segmento de Luggage, Handling e Catering, realizando debates sobre os serviços de assistência de pista no Brasil, que passam pelo percurso da bagagem no terminal do aeroporto e serviços de assistência, qualidade, riscos e danos, regulação técnica, recursos humanos, tecnologia, manutenção e automação. O seminário está sendo feito em parceria com a ABESATA – Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo.

Sobre a Sator
A Sator nasceu em 2005 como uma empresa de produção de eventos, passou a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava e, mais recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008).

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
Tel: (13) 3304-7437 / 3304-7438 / (11) 3230-7434
www.conteudoempresarial.com.br

Atendimento à imprensa
Vivian Giuzio –
(13) 98112-9141
Skype: conteudo.empresarial

Valeria Bursztein –
Skype: vbursztein[:]